Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Focus será aposentado este ano, marcando o…

Fora de linha no Brasil desde 2019, o Ford Focus será aposentado de vez em 2025 em todos os mercados do mundo, seguindo a mesma receita do Fusion e Fiesta, que também já foram descontinuados . É o fim de uma geração que fez muito sucesso.

O modelo ainda pode ser encomendado na Europa, mas isso deve acabar em breve, já que a produção na fábrica de Saarlouis, na Alemanha.

O Focus chega ao fim após marcar época, principalmente nas duas últimas décadas. A primeira geração do modelo estreou em 1998, há quase 30 anos.

(Divulgação/Ford)

Mas existe um grande porém na descontinuação do Focus na Europa: não há um substituto direto para o modelo na linha atual de carros da Ford. O hatch era responsável por atrair um grande público, desde famílias, até entusiastas em sua versão esportiva ST.

Mas por que a Ford está eliminando o Focus de sua linha? Segundo o CEO Jim Farley, a empresa está “saindo do negócio de carros chatos e entrando no negócio de veículos icônicos”.

Continua após a publicidade

A grande verdade é que a marca não estava mais fazendo dinheiro com carros como o Focus, mas sim com modelos como Bronco, Mustang e afins. Jim quer transformar a Ford em “a Porsche do off-road”.

2021-Ford-Focus-Euro-spec-1
(Divulgação/Ford)

O fim do Focus deixa a Ford sem um carro comum e mais barato de entrada disponível na Europa. Estratégia que já está em vigor no Brasil e EUA.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:

Ao mesmo tempo, o número de venda da Ford tem caído continuadamente na Europa. Em 202, primeiro ano sem o Fiesta, foram 17% de retração em relação ao ano anterior. Porem, a Ford parece não querer ganhar mais em volume de vendas, mas sim lucrar com um volume menor de carros, assim como marcas com produtos mais caros.

150224gen20-05.jpg

História no Brasil

O Ford Focus teve uma história longa no Brasil, chegando ao nosso mercado desde a primeira geração, desembarcando em 2000, dois anos após a estreia na Europa e produzido na Argentina. Veio com a missão de substituir tanto o Escort quanto o Verona, sempre oferecendo tanto a carroceria hatch quanto a sedã.

Continua após a publicidade

Ford Focus

Mesmo que sempre tivesse um leve atraso em relação à Europa, o Focus continuou a ser atualizado para a América Latina. A segunda geração chegou só em 2008, quatro anos depois do mercado europeu, a ponto de estrear já reestilizado. Isto fez com que tivesse uma vida curta, ficando somente cinco anos em linha.

Ford Focus 1.6S 2014

Em 2013, a terceira geração começou a ser vendida no Brasil, alinhada com o mercado global, na época em que a Ford apostava na estratégia “One Ford”, com modelos globalizados. Foi a mais polêmica, por ser um dos carros com a problemática transmissão Powershift de dupla embreagem.

Porém, já não vendia tão bem dentro do segmento, mesmo considerando que os hatchbacks médios já tinham perdido espaço no Brasil. O sedã Fastback também não fez sucesso. Ambos saíram de linha em 2019 e nunca vimos a quarta e última geração, lançada em 2018.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H