O piloto Franco Colapinto está de volta ao grid da Fórmula 1. O argentino foi anunciado, na madrugada desta quarta-feira (7/5), pela Alpine, como novo titular da equipe, no lugar de Jack Doohan.


Colapinto está de volta ao grid da Fórmula 1.
Qian Jun/Paddocker/NurPhoto via Getty Images
Piloto terá cinco corridas para demonstrar que merece continuar como titular da Alpine
George Hitchens/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Pela primeira vez desde 2001, grid da Fórmula 1 terá um brasileiro e um argentino, com Colapinto e Bortoleto.
Joe Portlock – Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images
Leia também
-
Esportes
Piloto da Fórmula 1 revela amor pelo PSG: “Sempre tive essa conexão”
-
Esportes
Fórmula 1: Piastri vence em Miami e McLaren faz dobradinha no pódio
-
Esportes
Gabriel Bortoleto avalia seu desempenho no Qualifying do GP de Miami
Incialmente, Colapinto chega ao cockpit da equipe francesa com cinco corridas de contrato, iniciando já no GP da Emília-Romagna, em Ímola, no dia 18 de maio. Antigo titular, Jack Doohan ficará como reserva da Alpine, no aguardo por uma nova oportunidade.
O anúncio aconteceu menos de 24 horas após a Alpine comunicar o público sobre a saída de Oliver Oakes do cargo de chefe de equipe. Ele deu lugar a Flávio Briatore.
Colapinto esteve na Fórmula 1 em 2024, também entrando no meio da temporada, e atraiu olhares da categoria. Ele substituiu Logan Sargeant, na Williams, demitido da equipe inglesa por desempenho abaixo do esperado.
Especulações confirmadas
Com o mundo da Fórmula 1 encantado por Colapinto, desde o fim de 2024, já era especulado que o argentino poderia ter um lugar no grid. No entanto, os rumores não se confirmaram por conta do preenchimento prévio das vagas.
Contudo, a chegada do piloto de 21 anos à reserva da Alpine colocou pressão em Jack Doohan, com os boatos de que haveria uma troca de pilotos caso o australiano não concretizasse a expectativa da equipe. A ideia seria justamente que Franco assumisse a posição em Ímola.
Brasil e Argentina no grid
Após 24 anos, pilotos de Brasil e Argentina estarão juntos na Fórmula 1, com Bortoleto na Sauber e Colapinto na Alpine.
A última vez foi em 2001, quando Gastón Mazzacane disputou as quatro primeiras corridas da temporada pela Prost. Contudo, acabou demitido após o GP de San Marino. Até aquela corrida, o Brasil contava com 4 pilotos: Luciano Burti (Jaguar), Tarso Marques (Minardi), Enrique Bernoldi (Arrows) e Rubens Barrichello (Ferrari).