Após classificação caótica, com direito a dois graves acidentes, o australiano Oscar Piastri cravou a pole position do GP da Emilia Romagna de Fórmula 1, com tempo de 1min14s670. Max Verstappen e George Russell completam os três primeiros lugares na linha de largada, com Lando Norris largando em quarto. O brasileiro Gabriel Bortoleto largará na 14ª colocação.
A sétima prova da temporada acontece neste domingo (18/5), às 10h (horário de Brasília). A TV Band anuncia a transmissão.
O treino deste sábado (17/5) foi marcado por colisões e bandeiras vermelhas. Logo no Q1, Yuki Tsunoda se chocou violentamente contra um muro de proteção e a corrida foi interrompida. Momentos depois, foi a vez de Franco Colapinto perder o controle do carro e também acertar uma barreira de proteção.
O Q1 terminou com Oliver Bearman (Haas), Yuki Tsunoda (Red Bull),, Esteban Ocon (Haas), Nico Hulkenberg (Sauber) e Liam Lawson (Racing Bulls) eliminados.
O brasileiro Gabriel Bortoleto começou o Q2 com a volta mais rápida, mas acabou eliminado no período, com Franco Colapinto (Alpine), Andrea Antonelli (Mercedes), Charles Leclerc e Lewis Hamilton (Ferrari).
No Q3, Piastri e Norris travaram batalha contra Verstappen. No fim, o australiano fez a volta mais rápida, superou o holandês e o companheiro de equipe e cravou a terceira pole na temporada.