A vitória de George Russell, no Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1, disputado nesse domingo (15/6), não agradou os rivais da Red Bull. A equipe austríaca protestou contra o piloto da Mercedes por conta de um incidente nas últimas voltas da corrida.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Russell venceu o GP do Canadá de F1.
Stefano Facchin/Alessio Morgese /NurPhoto via Getty Images2 de 3
Max Verstappen ficou na 2ª posição.
Andrea Diodato/NurPhoto via Getty Images3 de 3
Resultado não agradou a Red Bull, que protestou contra Russell por suposta irregularidade durante Safety Car.
Clive Rose/Getty Images
Leia também
-
Esportes
Fórmula 1: Russell lidera de ponta a ponta e vence GP do Canadá
-
Esportes
Fórmula 1: Verstappen e Russell lideram treinos; Bortoleto é 13º
-
Esportes
Max Verstappen está a um ponto de suspensão na Fórmula 1. Entenda
Na volta 67 de 70, os carros da McLaren, de Lando Norris e Oscar Piastri, colidiram, provocando bandeira amarela e a entrada do Safety Car na pista. Durante esse período, Russell alegou no rádio que Verstappen havia feito uma ultrapassagem, o que é proibido. O britânico, por sua vez, acusou o rival de “frear de forma irregular”.
A Red Bull, equipe de Verstappen, entrou com um protesto após a corrida contra Russell por “condução irregular sob o Safety Car e comportamento antidesportivo”.
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), no entanto, não acatou e manteve o resultado da pista. Russel ficou na 1ª posição, com Verstappen em 2º e Kimi Antonelli em 3º lugar.
Mercedes e Russell rebatem alegações de Red Bull e Verstappen
As alegações da Red Bull foram detalhadas em um documento divulgado após a audiência, ainda no domingo (15/6).
“Durante a ativação do Safety Car, o piloto do carro 63 (Russell) freou desnecessariamente na reta oposta, entre as curvas 12 e 13, fazendo com que o carro 1, que vinha atrás, o ultrapassasse antes de retornar à posição original após o carro 63 acelerar”, diz o documento.
A Mercedes e Russell, no entanto, rebateram as acusações, afirmando que o piloto britânico “freou onde freou por dois motivos: garantir uma distância segura do Safety Car e manter a temperatura dos freios e pneus”.