Mais conhecida no Brasil por sua linha de caminhões, a chinesa Foton decidiu apostar em outra área com o lançamento de duas picapes médias, ambas com motor diesel e tecnologia híbrida leve. As Foton Tunland V7 e Tunland V9 chegam ao país com preços a partir de R$ 279.990, afirmando que são 20% mais baratas do que as versões topo de linha da concorrência.
A Foton Tunland é um pouco maior do que as picapes médias à venda no Brasil: tem 5,617 metros de comprimento, 2,090 m de largura e com uma distância entre-eixos de 3,35 m. Como comparação, a Toyota Hilux tem 5,32 m de comprimento.
Uma das diferenças entre as versões V9 e V7 está na sua altura. A Tunland V7 tem 1,91 m de altura, enquanto a V9 mede 1,95 m. Isto porque a V7 é posicionada como um veículo para uso na terra e trabalho pesado, algo comprovado pela suspensão de feixes de molas, enquanto a V9 tem um conjunto independente do tipo MacPherson na traseira.
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Este posicionamento reflete no preço de cada uma. A Foton Tunland V7 custa R$ 279.990, enquanto a V9 será vendida por R$ 299.990, uma diferença de exatos R$ 20.000. A marca ainda promete 10 anos de garantia como uma forma de atrair os clientes que ainda não conhecem a empresa.
Ambas as picapes médias utilizam um motor 2.0 turbo diesel de 175 cv a 3.600 rpm e com torque máximo de 45,4 kgfm entre 1.500 e 2.600 rpm. Tem um auxílio híbrido leve de 48V feito pela Bosch, embora a Foton não tenha revelado quanto de potência e torque ele entrega ou mesmo o tamanho da bateria. A transmissão é automática de oito marchas fornecida pela ZF e tem tração 4×4 com marcha reduzida e diferencial traseiro blocante.

Esta é a segunda picape média eletrificada disponível no Brasil, ao lado da BYD Shark, embora a rival use um sistema híbrido plug-in, mais robusto e com uma autonomia maior. Esta tecnologia também estará na Toyota Hilux, que já adotou o sistema na Europa e na Ásia.
Segundos os números oficiais, as duas picapes fazem até 12,5 km/l e têm autonomia de 960 km. A aceleração de 0 a 100 km/h leva 8,8 segundos.
Outro ponto diferente entre as duas picapes é o design. A Tunland V7 tem uma clara inspiração na Ford F-150, algo óbvio pelo formato dos faróis na vertical e com uma iluminação diurna em “L” invertido. Até a grade tem um quê de F-150, consideravelmente larga e com barras verticais. A traseira usa uma tampa da caçamba bem simples, sem nenhum enfeite, e com lanternas verticais nas extremidades.
A Foton Tunland V9 mirou em outra picape bem conhecida, neste caso a Ram 1500, com uma grade no mesmo formato, perdendo apenas o escrito “Ram” no centro para ter o nome da Foton estampado no capô. Os faróis repetem o desenho da caminhonete norte-americana, Na traseira, o visual é diferente da V7 ao receber uma faixa escurecida na tampa da caçamba, que ainda traz o nome da empresa em alto relevo.
Não há diferenças de desenho no interior, com ambas utilizando couro e outros materiais macios ao toque no acabamento. Uma tela de 14,6” para a central multimídia chama a atenção, assim como o display do painel de instrumentos, também de 14,6”. A única alteração da V7 para a V9 é que a primeira usa uma cor preta no acabamento, enquanto a V9 combina marrom claro e preto.
A lista de equipamentos é composta por faróis full-led com acendimento automático, rodas de liga leve de 18”, retrovisores externos com ajuste elétrico, ar-condicionado digitial de duas zonas, freio de estacionamento eletrõnico, câmera 360°, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, freio a disco nas quatro rodas, alerta de saída de faixa, detector de ponto cego e aviso de tráfego cruzado.
A Tunland V9 adiciona mais alguns itens como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, bancos dianteiros com resfriamento e teto solar panorãmico.
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O argumento da Foton é que as suas picapes são até 20% mais baratas do que as versões mais equipadas das rivais. De fato, há uma grande diferença de preço ao comparar a V9, por R$ 299.990 com as demais. A Hilux SRX Plus custa R$ 353.290, a S10 High Country parte de R$ 334.190 e a Ford Ranger Limited com o pacote opcionais alcança os R$ 366.000. Porém, ainda é bem mais cara do que a Fiat Titano, que é vendida por R$ 259.990.
A Foton quer passar de 50 pontos de venda para 80 concessionárias pelo Brasil até o fim do ano e, em algum momento, começar a montar as picapes no Brasil. Anteriormente, a fabricante chinesa afirmou que esperava vender 1.000 unidades da caminhonete ao longo do primeiro ano.