Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Fraude no arroz e feijão: governo apreende 32 ton de comida irregular

São Paulo — Uma fiscalização de rotina feita pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) acabou com a apreensão de 32 toneladas de arroz e feijão. Os agentes constataram que os produtos comercializados eram inferiores aos anunciados na embalagem.

Os laudos comprovando a irregularidade foram divulgados na última quinta-feira (17/4) e a apreensão ocorreu dias antes em Araraquara, no interior de São Paulo, em uma rede de supermercados de Ribeirão Preto.

De acordo com os auditores fiscais, foram apreendidos 4.595 pacotes de 5 quilos de arroz, classe longo fino, tipo 1, totalizando 22.975 quilos. Esse arroz foi embalado por uma empresa de Uberlândia, em Minas Gerais.

Também estavam irregulares 9.200 pacotes de 1 quilo de feijão, classe cores e tipo 1, embalados por uma empresa de Brodowski, também no interior de São Paulo. Nos dois casos, a inconsistência estava na disparidade de tipo.


Comida com disparidade de tipo apreendida

  • Marcas vendiam produtos de qualidade inferior à anunciada na embalagem
  • Em relação aos lotes de arroz apreendidos, verificou-se que um deles apresentava 23,33% do total de quebrados e quireras, enquanto o outro 31,80% do total de grãos quebrados e quireras.
  • Esses resultados enquadram o produto como tipo 2, uma vez que o limite permitido pela legislação é de 7,5% de grãos quebrados e quireras para que o arroz possa ser classificado como tipo 1.
  • Essa regra está no anexo VII da Instrução Normativa Mapa 06/2009, de 18 de fevereiro de 2009, que estabelece o Regulamento Técnico do Arroz.
  • Ou seja, o produto chegava a apresentar quatro vezes acima do limite permitido de grãos quebrados e quireras para o tipo 1.
  • Dois lotes de feijão também apresentaram discrepância.
  • A análise laboratorial constatou que um lote continha feijão tipo 3, por apresentar percentual de 3,57% em grãos mofados, ardidos e germinados, sendo que o limite legal para ser enquadrado como tipo 1 é de 1,5%.
  • O outro lote foi classificado pelo Mapa como tipo 2, por apresentar o percentual de 5,41% em grãos amassados, danificados, partidos e imaturos, sendo que o limite previsto em lei é de 2,5% para o tipo 1.
  • Esses dados constam na tabela 1 da Instrução Normativa Mapa 12, de 28 de março de 2008, que estabelece o Regulamento Técnico do Feijão.

As empresas envolvidas não tiveram os nomes divulgados. Elas terão as irregularidades apuradas em processos administrativos e podem requerer análises periciais.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H