Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Fraude no INSS: investigação busca culpados e como pagarão, diz ministro

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, compartilhou um vídeo, nesta quinta-feira (5), defendendo a atuação do órgão no contexto do esquema de fraudes bilionárias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“Estamos investigando quem são as pessoas culpadas, quanto desviaram e como irão pagar pelo crime. A Polícia Federal segue investigando e, tenham certeza, os culpados serão punidos”, declarou.

Ele afirmou que a pasta trabalha com “seriedade” e “sem politicagem”.

“É sempre hora de corrigir o que está errado, com verdade, com justiça e com respeito a quem mais precisa”, continuou.

O vídeo foi compartilhado não só na esteira de argumentos da oposição que viralizaram nas redes sociais, como o vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) acusando o governo federal de não ter tomado medidas necessárias, mas também de uma declaração feita pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, em entrevista ao jornal O Globo.

“O papel da Polícia Federal é apurar o crime. O da Controladoria é impedir o crime. São naturezas diferentes. A Controladoria-Geral tem o papel de evitar o problema, apontar falhas de procedimentos”, disse na entrevista.

Na ocasião, Rui afirmou que Vinicius de Carvalho teria falhado ao não fazer alertas “a nível de ministro”, a partir das primeiras apurações da investigação.

No vídeo publicado, o ministro da CGU classificou como “grave” tentativas de “usar a mentira ou truques de contexto para enganar o povo, para politizar um tema tão relevante para o país que é o combate à corrupção”.

Fraude no INSS

Investigação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União revelou que sindicatos e entidades associativas cobraram indevidamente cerca de R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas do INSS entre 2019 e 2024.

Desde que o escândalo veio à tona, no mês passado, seis servidores públicos foram afastados e o presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, se demitiu. Em meio à crise, o então ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), também pediu demissão do cargo após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última sexta-feira (2).

O INSS chegou a abrir investigação interna contra 12 entidades suspeitas de desviarem recursos.



Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H