A Ipsos, gigante francesa de pesquisas de opinião, anunciou a compra do Ipec (antigo Ibope), empresa fundada em 2021 por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou suas atividades naquele ano.
Com a aquisição, a Ipsos entra no segmento brasileiro de pesquisas eleitorais, no qual já tem um histórico consolidado em países como França e Estados Unidos.
O valor da transação não foi divulgado.
O que diz a Ipsos
Segundo a Ipsos, o objetivo é “continuar com a realização de pesquisas eleitorais, aproveitando toda a expertise do Ipec neste tipo de estudo, aliada ao conhecimento global que a Ipsos possui nessa área, sendo a maior empresa do mundo neste segmento”.
Ainda de acordo com o grupo francês, o histórico de pesquisas do Ipec será preservado.
“Esta aquisição nos permite expandir nossa oferta de opinião pública na América Latina e atender à crescente demanda de nossos clientes por pesquisas de alta qualidade no Brasil, com base em nossos 30 anos de experiência no país”, afirmou o CEO global da Ipsos, Ben Page, em nota.
O CEO da Ipsos no Brasil, Marcos Calliari, também por meio de um comunicado, disse que “este movimento chega em um momento crucial”.
“À medida que o mercado atravessa um período em que pesquisa, dados e insights são essenciais, nossa união com o Ipec oferece uma vantagem estratégica para empresas, marcas e instituições que buscam entender as mudanças sociais e as tendências de consumo em constante evolução”, afirmou.
Ações acumulam queda em Paris
A compra do Ipec pelo Ipsos acontece semanas depois de a empresa francesa desistir de apresentar uma oferta pela britânica Kantar Media.
A Kantar adquiriu justamente o Ibope, em 2014, e encerrou o licenciamento da empresa de pesquisas de opinião sete anos depois, em 2021.
Nos últimos 12 meses, as ações da Ipsos na Bolsa de Valores de Paris acumulam perdas de 30%.