Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Governo anuncia produção de vacina nacional e em dose única para dengue

O governo federal deve anunciar, nesta terça-feira (25), em evento no Palácio do Planalto, um acordo para a produção em larga escala da primeira vacina nacional e em dose única contra a dengue. O objetivo é ofertar 60 milhões de doses anuais a partir de 2026.

O imunizante, produzido pelo Instituto Butantan, é estudado desde 2009 e está em fase final de desenvolvimento. A pendência é a etapa de registro, autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que ainda precisa ocorrer antes de a vacina ser disponibilizada para a população.

Hoje, existem duas vacinas contra a dengue no Brasil, ambas importadas. Devido à baixa capacidade de produção mundial do imunizante, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza a vacina apenas para crianças entre 10 e 14 anos – público com maior risco de desenvolver sintomas graves da doença. O restante da população pode adquirir o imunizante de forma particular.

A produção nacional da vacina do Butantan visa ampliar o público que pode ser vacinado pela rede pública para aqueles com dois a 59 anos, aumentando a imunização geral dos brasileiros e diminuindo os casos de dengue a longo prazo.

A ideia é que a vacinação se torne o principal meio de enfrentamento à doença no país. De acordo com o governo, o investimento total para a ação será de R$ 1,26 bilhão.

Em 2024, diferentes regiões do Brasil tiveram registros recordes de casos de dengue. Foram 6.041 mortes, uma alta de 400%, superando os óbitos por Covid-19.

De acordo com o Ministério da Saúde, o aumento significativo do sorotipo 3 do vírus da dengue é uma das preocupações para 2025. A pasta aposta em novas tecnologias de combate ao mosquito Aedes Egypt para evitar que a situação do ano passado se repita.

Outros anúncios

Nesta terça, o governo federal também deve anunciar outras três parcerias público-privadas (PPP), voltadas à promoção da saúde. A primeira diz respeito à fabricação nacional da insulina Glargina, com fornecimento previsto para o segundo semestre deste ano.

A segunda medida é uma parceria entre o Instituto Butantan e a Pfizer, que permitirá a produção de até 8 milhões de doses anuais da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

Haverá ainda um anúncio de parceria para garantir a composição de um estoque estratégico que torna a produção da vacina Influenza H5N8 mais ágeis.

*Sob supervisão de Mayara da Paz

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H