Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Governo avalia oferecer atendimento presencial a vítimas de descontos

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou nesta sexta-feira (9/5) que o governo trabalha com a possibilidade de oferecer atendimento presencial para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiverem dificuldades em verificar a situação dos descontos associativos de forma on-line.

Conforme plano divulgado pelo governo federal, inicialmente, o contato seria feito somente por meio do aplicativo Meu INSS e pela central de atendimento 135. De acordo com o presidente, no entanto, o serviço presencial poderá ser oferecido pela Caixa Econômica Federal.

“Àqueles que houve desconto, a partir do dia 14, vai ser colocada uma plataforma em que ele destaca se autorizou ou não o desconto. Como tem pessoas que possam não ter acesso à internet, também se trabalha para que a Caixa Econômica Federal faça um trabalho mais de atendimento, também, presencial”, informou Alckmin durante agenda no Rio Grande do Sul.


Como funcionará o ressarcimento

  • A partir da próxima terça-feira (13/5), o governo enviará, por meio do aplicativo Meu INSS, um comunicado para todos os aposentados que tiveram algum tipo de desconto associativo em suas folhas de pagamento. No sistema, o beneficiário poderá verificar o nome da associação e o valor total descontado.
  • Já no dia seguinte, quarta-feira (14/5), será liberada a opção de contestar o desconto. Nesta etapa, o aposentado ou pensionista informará ao governo se reconhece ou não a autorização para a cobrança. Inicialmente, este procedimento poderá ser feito por dois canais: o aplicativo Meu INSS e a central de atendimento 135 (de segunda a sábado, de 7h às 22h).
  • Uma vez contestado o valor, as entidades terão 15 dias úteis para comprovar o vínculo com aposentado e, caso não consigam, terão de ressarci-lo. O pagamento será feito à União, que repassará o montante ao segurado por meio da conta cadastrada para receber o benefício.

Na quinta-feira (8/5), o governo federal apresentou um plano para ressarcir aposentados e pensionistas vítimas das mensalidades descontadas de forma irregular em benefícios da previdência.

A medida ocorre após a operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) que investiga fraudes em descontos associativos de entidades conveniadas ao INSS. O caso foi revelado pelo Metrópoles.

O Metrópoles questionou o INSS e a Caixa sobre a ampliação dos canais de atendimento, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Link da fonte

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H