Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Governo de SP abre seleção para contratar professores temporários

A Secretaria Estadual da Educação abriu um processo seletivo para a contratação de professores temporários para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, e o Ensino Médio.

A seleção servirá para formar um cadastro reserva de professores da rede para 2026 e, por isso, não tem um número específico de vagas.

As inscrições para o processo estão abertas no site da Fundação Vunesp (neste link) até o dia 13 de junho. O valor da taxa de inscrição é de R$ 40.


Como será a prova?

  • A seleção será dividida em três etapas: objetiva, prática e prova de títulos.
  • Na fase objetiva, os candidatos vão responder questões de múltipla escolha sobre conteúdos apontados no edital.
  • Na etapa prática, os professores terão que simular uma aula em vídeo, com duração de 5 a 7 minutos.
  • Já na prova de títulos, que tem caráter exclusivamente classificatório, são consideradas a formação acadêmica de cada candidato, como títulos de pós-graduação, por exemplo.
  • A prova objetiva acontece no dia 24 de agosto e o gabarito tem divulgação prevista para o dia 27 de agosto.

A remuneração para os convocados pode variar de acordo com a carga horária e a formação do contratado. Segundo a Secretaria da Educação, o salário base dos professores da rede estadual é de R$ 5,3 mil para jornadas de 40 horas.

Uma nova rodada de seleção para temporários também está prevista para o segundo semestre deste ano, com o objetivo de convocar mais quatro mil docentes, de acordo com a pasta.

Temporários na rede

Mais da metade dos professores da rede estadual de ensino têm contratos temporários, segundo os dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação.

O modelo de contratação temporária é permitido por lei em casos excepcionais, como a substituição de um professor doente durante sua licença, por exemplo, mas pesquisas mostram que a prática cresceu no país na última década.

Especialistas em educação criticam a presença excessiva de contratações temporárias nas redes, afirmando que elas prejudicam o vínculo dos alunos com os professores, e atrapalham a criação de um plano de carreira para os docentes.

Em 2023, o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) abriu um concurso para contratar 15 mil professores efetivos, em uma tentativa de reduzir os temporários na rede. Até o momento, dos aprovados, 13 mil foram nomeados e 2 mil ainda não foram chamados.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H