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Governo de SP aumenta em quase R$ 1 bi valor de túnel Santos-Guarujá

O governo de São Paulo relançou, nessa segunda (9/6), o edital do túnel Santos-Guarujá, com aumento de quase R$ 1 bilhão em investimentos em relação ao valor previsto pela gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) em fevereiro deste ano, quando o primeiro edital foi lançado. Na época, o custo da obra e manutenção da via estava previsto em de R$ 6 bilhões.

A nova publicação, que traz ajustes técnicos e operacionais, prevê um custo de R$ 6,81 bilhões para a obra – sendo R$ 5,14 bilhões de aporte público e R$ 1,67 bilhões de investimento privado, em uma Parceria Público-Privada (PPP).

Os valores devem abranger as etapas de construção, operação e manutenção do sistema. A concessão terá prazo de 30 anos.

A entrega dos envelopes está marcada para 1º de setembro, às 10h, e a abertura das propostas ocorrerá no dia 5 do mesmo mês, às 16h.

4 imagensProjeto de túnel que liga Santos e GuarujáTúnel que será construído entre Santos e Guarujá em convênio assinado pelo governo federal e o estado de SPLula e Tarcísio assinaram convênio para construção do Túnel Santos-GuarujáFechar modal.1 de 4

Projeto Túnel Imerso Santos-Guarujá

Divulgação/Governo de SP2 de 4

Projeto de túnel que liga Santos e Guarujá

Reprodução/Vou de Túnel3 de 4

Túnel que será construído entre Santos e Guarujá em convênio assinado pelo governo federal e o estado de SP

Divulgação/Ministério de Portos e Aeroportos/Arte Metrópoles4 de 4

Lula e Tarcísio assinaram convênio para construção do Túnel Santos-Guarujá

GovBr

Mudanças no edital

De acordo com o governo paulista, as mudanças no edital são resultado das contribuições colhidas nas viagens feitas por Tarcísio à Europa. O governador conheceu pessoalmente a obra do túnel imerso que vai ligar a Dinamarca à Alemanha, com conclusão prevista para 2029.

Com as informações colhidas, foram implementados ajustes no edital do túnel Santos-Guarujá, como a atualização da data-base contratual para janeiro de 2025 e a revisão de custos relevantes, como concreto, dragagem e paredes diafragma.

Também foi reavaliada a distância média de transporte, agora considerada em 85 km, e foram atualizadas as projeções de tráfego, com base na modelagem do projeto de Travessias Hídricas.

O novo edital traz ainda mudanças que visam garantir seguranças contratuais e estruturais. Segundo o governo de São Paulo, o contrato prevê salvaguardas à concessionária, com mecanismos que asseguram previsibilidade e proteção contratual.

Outras alterações incluem a criação da Conta Desapropriação, ajustes nos critérios de alocação de riscos (especialmente geológicos e de interferências) e a definição de soluções provisórias para o Cais Outeirinhos e o pátio ferroviário no Guarujá. Os locais devem garantir o funcionamento da infraestrutura portuária e logística durante a execução das obras.

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Túnel Santos-Guarujá

  • Esperado há quase 100 anos, o túnel que ligará Santos ao Guarujá será o primeiro túnel imerso da América Latina. Ele ficará a uma profundidade de 21 metros e terá 860 metros de extensão, com seis pistas, sendo três para cada sentido.
  • A expectativa é de que a travessia seja feita em 1 minuto e meio de carro. O trajeto também poderá ser percorrido por pedestres e bicicletas.
  • As autoridades estimam a circulação diária de ao menos 150 mil pessoas pelo túnel. Atualmente, o trajeto é feito por meio do transporte de balsa ou pela Rodovia Piaçaguera-Guarujá, em translado que pode durar mais de uma hora, a depender do trânsito.
  • O edital do projeto prevê tarifa semelhante à cobrada atualmente para a travessia por balsa, no valor de R$ 6,15. Até a inauguração, o valor deve ser reajustado de acordo com a inflação.
  • O projeto é estruturado pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos.

 

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