São Paulo — O governo de São Paulo desapropriou 29 terrenos na zona oeste de São Paulo, localizados na área onde será construída a estação Chácara do Jóquei, nova estação da Linha 4-Amarela do metrô.
A medida, assinada pela Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), foi publicada na edição do Diário Oficial desta segunda-feira (28/4) e tem caráter de urgência.
A desapropriação inclui imóveis na avenida Professor Francisco Morato e nas ruas Osíris Magalhães de Almeida e Francisco Marsan, próximo ao parque Chácara do Jockey, onde ficará a nova estação.
A construção da Chácara do Jockey faz parte da extensão da Linha 4-Amarela, anunciada no início do mês pelo governo. O projeto deve ser inaugurado em 2028 e prevê a conexão do metrô até Taboão da Serra, na Grande São Paulo.
Ampliação da estação Pinheiros
O governo do estado também declarou de utilidade pública um terreno de mais de 330 m² na Marginal Pinheiros para a ampliação da estação Pinheiros, também na zona oeste da capital.
A estação, que hoje conecta a Linha 4-Amarela aos trens da Linha 9-Esmeralda da Companhia (CPTM), deve ser ampliada para a construção de uma nova passarela de integração entre os modais. A ideia é que a passarela conecte a catraca do metrô à plataforma de trem, desafogando o fluxo de passageiros.