São Paulo — O governo do estado de São Paulo assinou um acordo com o consórcio da Linha 18-Bronze, oficializando a extinção do monotrilho que ligaria a cidade de São Paulo a São Bernardo do Campo, passando por Santo André e São Caetano, no ABC Paulista. A decisão foi publicada no edital do Diário Oficial dessa quinta-feira (15/5).
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O encerramento do projeto foi feito de forma amigável pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), com o pagamento de uma indenização ao consórcio pelo rompimento antecipado do contrato.
Em 2023, a concessionária entrou com pedido de indenização de R$ 2,4 bilhões. Após quatro anos de litígio, o Estado firmou um acordo com base em maio de 2025, garantindo uma redução estimada no valor inicialmente pleiteado. Assim, a multa contratual no valor de R$ 270 milhões, atinge R$ 346 milhões em valores corrigidos pelo site do Banco Central.
O contrato para a construção do monotrilho da Linha 18-Bronze foi firmado em 2014, durante o governo de Geraldo Alckmin (PSB), e previa uma PPP para a instalação do transporte. No projeto inicial, seriam construídos 15,7 quilômetros de trem, com 13 estações entre as cidades de São Paulo, São Caetano, São Bernardo e Santo André.
O monotrilho, contudo, foi cancelado em 2020 pelo então governador João Doria. À época ele argumentou que os custos da obra e das desapropriações não compensariam o investimento ferroviário, porque o trecho registrava uma queda no número de passageiros.
Em compensação, Doria deu início à construção de um corredor de ônibus para ligar o trecho. Com obras iniciadas em 2022, o BRT- ABC teve sua inauguração adiada pelo menos cinco vezes e está previsto para julho de 2026.