Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Governo flexibiliza proibições para importação de resíduos pela indústria

O governo federal publicou, nesta terça-feira (22), decreto que busca regulamentar as exceções à proibição de importação de resíduos sólidos dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O texto autoriza a importação dos materiais apenas para fins industriais específicos, como a transformação de materiais e minerais estratégicos.

O documento também proíbe a importação de rejeitos de qualquer natureza, de resíduos sólidos perigosos e de resíduos que gerem danos ao meio ambiente ou à integridade sanitária.

Segundo o decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em conjunto com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB) e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), a indústria deve dar preferência a resíduos disponíveis no mercado nacional.

“A indústria que utiliza resíduos como insumos industriais dará preferência aos resíduos existentes no mercado interno que beneficiem cooperativas, associações e outras formas de organização popular de catadoras e catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis, de modo a aprimorar os sistemas de logística reversa e a implementação da economia circular”, diz o texto.

O documento também traz exceções permitidas, como no caso de atender à Convenção da Basileia, tratado ambiental que busca controlar movimentos transfronteiriços de resíduos perigosos para evitar efeitos prejudiciais na população e no meio ambiente.

Além disso, as proibições de importação não abrangem o retorno de resíduos previamente exportados pelo Brasil.

*Sob supervisão de Mayara da Paz

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H