Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Governo quer União na base após “lambança”, mas enfrenta dificuldades

Interlocutores afirmam que o governo Lula tentará manter o União Brasil na sua base de apoio após o líder do partido na Câmara, Pedro Lucas (MA), se recusar assumir o Ministério das Comunicações. Considerada uma “lambança” por congressistas pelo fato de o Planalto ter publicizado o convite, a negativa desta terça-feira (22/4) ilustra o racha na legenda, a maior do Centrão, e representará uma dificuldade para o presidente escolher um novo representante da sigla para comandar a pasta.

Uma ala expressiva do União Brasil deu início a uma “operação abafa” após o feriadão de Páscoa e Tiradentes, pressionando Pedro Lucas a não assumir o Ministério das Comunicações. A sigla o indicou ao cargo em meio a uma crise, logo após o governo Lula confirmar a demissão do então ministro Juscelino Filho. O ex-titular da pasta era um dos representantes da sigla na Esplanada, mas perdeu o cargo ao ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposto desvio de emendas.

Agora, a dificuldade será encontrar um novo representante na bancada do União Brasil. A expectativa da dos parlamentares é que o apoio à urgência do projeto de anistia ao 8 de Janeiro seja o primeiro ponto de corte levado em consideração pelo Planalto. O problema é que 40 dos 59 deputados assinaram o requerimento. Outro fator é encontrar um congressista de um estado onde a associação direta ao governo Lula não seja um problema no quesito eleitoral.

6 imagens

O deputado Pedro Lucas (União-MA) viajou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União) e da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Pedro Lucas é líder do União
Davi Alcolumbre deve fazer nova indicação para o comando das Comunicações
1 de 6

Deputado Pedro Lucas recusou convite

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

2 de 6

O deputado Pedro Lucas (União-MA) viajou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

3 de 6

Presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União) e da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

Flickr/Palácio do Planalto

4 de 6

Breno Esaki/Metrópoles (@BrenoEsakiFoto)

5 de 6

Pedro Lucas é líder do União

Mario Agra/Câmara dos Deputados

6 de 6

Davi Alcolumbre deve fazer nova indicação para o comando das Comunicações

KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

O União Brasil ainda não deixou claro se de fato quer indicar um novo nome, ou se caminha para o rompimento. A legenda, além do Ministério das Comunicações, comanda também o Ministério do Turismo e o Ministério do Desenvolvimento Regional, sendo este último uma indicação direta do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (AP), um dos caciques do partido.

Em meio à operação para impedir Pedro Lucas de assumir o ministério, a bancada do União Brasil se reuniu a portas fechadas na tarde desta terça-feira (22/4), sem a presença do parlamentar. O líder do partido na Câmara, segundo interlocutores, se reuniu com o presidente da legenda, Antônio Rueda, e com o próprio Alcolumbre antes de declinar. Foram os dois que articularam sua indicação após a demissão de Juscelino.

Havia dois grupos contrários a Pedro Lucas assumir o ministério. O primeiro é formado, basicamente, por nomes de oposição, que defendem o rompimento do União Brasil com o governo Lula. O segundo é integrado por nomes mais ligados ao Centrão, que temem que a indicação do deputado abra uma nova corrida pela liderança da legenda. Quando o ex-líder Elmar Nascimento (BA) deixou o posto, a legenda foi tomada por disputas internas para definir um novo representante.

Agora, uma saída avaliada pelo União Brasil é a indicação de um nome técnico, mas ligado à sigla. Seria uma alternativa para manter o controle da pasta sem comprometer a unidade da bancada.

Link da fonte

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H