São Paulo — A greve aprovada pelos ferroviários de São Paulo com início nesta quarta-feira (26/3), nas linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), deve afetar 830 mil passageiros por dia nas linhas que atendem, juntas, 30 estações. A assembleia que decidiu a medida foi realizada pelo Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil na última quinta-feira (20/3).
De acordo com dados da CPTM, a linha 11-Coral transportou em 2024, em média, 540 mil passageiros por dia útil em 2024; a linha 12-Safira, 260 mil, e a linha 13-Jade, 30 mil.
As linhas 11, 12 e 13 ligam a região central da capital à zona leste e a cidades como Mogi das Cruzes, Suzano e Guarulhos.
Saiba mais sobre a greve
- Quando: a partir de quarta-feira (26/3)
- Duração: tempo indeterminado
- Linhas afetadas: 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM
Antes do início da greve, os ferroviários também aprovaram a formação de uma comissão de negociação e a realização de um ato público na manhã da terça-feira (25/3) na porta da Bolsa de Valores (B3) de São Paulo. É lá que, na sexta-feira (28/3), o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) pretende fazer o leilão das concessões das linhas Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade .
O programa de privatizações é uma das apostas de Tarcísio como vitrine de sua gestão – no caso da CPTM, é um desafio antigo aproximar o serviço da qualidade do metrô. No entanto, o governador enfrentará como obstáculos a oposição de sindicatos, da esquerda e também o histórico de outras linhas privatizadas na CPTM.
O governo fala em diminuir os intervalos das linhas para a partir de três minutos, similar ao do metrô. Além disso, promete a construção de oito noivas estações e a reforma de 24 já existentes, entre outras mudanças. O investimento previsto é de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos.
Leia também
-
São Paulo
Vídeo: carro é arrastado por enchente na região metropolitana de SP
-
São Paulo
Ferrari, lanchas e camarotes: os luxos da quadrilha alvo da PF e MPSP
-
São Paulo
O que se sabe sobre a greve na CPTM marcada para esta semana
-
São Paulo
Quadrilha de roubo de cargas que tinha vida de luxo é alvo de operação
Os ferroviários argumentam que a proposta do governo deverá transformar o resto da CPTM na experiência das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Ambas foram concedidas à ViaMobilidade – no fim de 2023, o Conselho Superior do Ministério Público de São Paulo (MPSP) homologou o acordo firmado com a concessionária, que prevê o pagamento de R$ 786 milhões pelas falhas ocorridas desde o início da concessão.