Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Homilia resgata legado de união do papa: “Construir pontes, não muros”

A homilia na Missa de Exéquias, em despedida ao papa Francisco, neste sábado (26/4), ficou marcada pelo discurso do cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício e amigo de Franciso.

O cardeal decano lembrou a trajetória do papa, falou da atuação de Francisco como líder mundial, lembrou o posicionamento do religioso contra guerras, bem como dos esforços do homenageado até os últimos dias de vida, quando foi até a Praça de São Pedro para dar a bênção da Páscoa aos fiéis.

O celebrante da missa destacou, ainda, o legado em nome da união deixado por Francisco e fez referência à famosa declaração do papa sobre “construir pontes, não muros”.

Giovanni iniciou a homilia – momento da missa em que se comenta uma passagem bíblica do evangelho – com agradecimentos a todos os líderes mundiais que participaram da despedida do papa.

Cerca de 50 chefes de estado foram ao Vaticano para se despedir de Francisco, neste sábado (26/4), enquanto centenas de milhares de fiéis acompanham a missa na Praça de São Pedro.

Durante um detalhado discurso, o cardeal decano destacou que uma das imagens do papa Francisco que ficará nos corações da humanidade será a da última aparição dele em público.

Mesmo doente, o papa foi à Basílica de São Pedro deu a bênção aos fiéis da sacada da igreja. “Apesar da fragilidade e do sofrimento nesta reta final [da vida], o papa Francisco escolheu percorrer este caminho de entrega até ao último dia da vida terrena”, declarou.

Voz pela paz

Também na homilia, Giovanni ressaltou que “perante o eclodir de tantas guerras nos últimos anos, com horrores desumanos e inúmeras mortes e destruições, o papa Francisco levantou incessantemente a voz, implorando pela paz e convidando à sensatez e a uma negociação honesta para encontrar soluções possíveis”.

“A guerra – dizia ele – é apenas morte de pessoas e destruição de casas, hospitais e escolas. A guerra deixa sempre o mundo pior do que estava: é sempre uma derrota dolorosa e trágica para todos”, lembrou. “‘Construir pontes e não muros’ é uma exortação que ele repetiu muitas vezes. E o serviço da fé como sucessor do Apóstolo Pedro esteve sempre unido ao serviço do homem em todas as suas dimensões”.

Leia a homilia completa aqui

Transmissão ao vivo

Nesta manhã, o mundo se despede do papa Francisco, primeiro pontífice latino-americano da história da Igreja Católica.

Em entrevista ao Metrópoles o vigário-geral da Arquidiocese de Brasília, Eduardo Peteres, afirmou que a Missa de Exéquias inclui orações pelo papa, para que seja possível entender “o mistério da morte e da ressurreição à luz de Cristo, essa graça que vem da parte de Deus”.

A transmissão ao vivo com a cobertura completa da despedida do papa, apresentada pela jornalista Natália André, está disponível abaixo. A live inclui entrevistas especiais com especialistas e atualizações em tempo real direto de Roma.

Assista:

 

Link da fonte

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H