São Paulo — O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou nesta quinta-feira (13/3), em evento organizado pela entidade Todos Pela Educação, em São Paulo, que vai criar uma Comissão Especial para debater o Plano Nacional da Educação (PNE) na casa legislativa.
“É uma maneira de tentar abreviar o desafio que o parlamento tem de elaborar esse plano. […] Isso agiliza o trabalho legislativo e faz com que o tema seja tratado nessa comissão de forma exclusiva”, disse o presidente da Câmara Federal.
O PNE é o documento que determina diretrizes, objetivos e estratégias para a política educacional no país durante uma década. O governo Lula (PT) encaminhou o plano para o Congresso em junho de 2024 e, desde então, o PNE aguarda a votação no legislativo.
Leia também
-
São Paulo
“Não há dinheiro sobrando na educação”, diz procuradora em audiência
-
Educação Profissional
Prorrogação do Plano Nacional de Educação expõe desigualdade no Brasil
-
São Paulo
Audiência sobre PEC que maneja verba da educação tem tumulto e gritos
Ao anunciar a criação da comissão, Motta afirmou que a educação “não pode nunca deixar de ser uma prioridade para o parlamento” e defendeu que o tema não seja politizado.
“A educação no Brasil está acima de qualquer preferência político e ideológica. Quando nos perdemos ao politizar esse tema, o país têm um grande prejuízo