Autoridades indianas acusam o Paquistão de quebrar o acordo de cessar-fogo entre os dois países, mediado pelo governo dos Estados Unidos. A suposta violação aconteceu neste sábado (10/5), horas após a trégua ser anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump.
Segundo o ministro chefe da Caxemira e Jammu indiana, Omar Abdullah, atividades militares foram registradas na cidade de Srinagar.
“O que diabos aconteceu com o cessar-fogo? Explosões foram ouvidas em Srinagar”, disse Abdullah em uma publicação no X.
Leia também
-
Mundo
Paquistão e Índia anunciam cessar-fogo após fala de Trump
-
Mundo
Paquistão sobe o tom e lança operação militar contra a Índia. Vídeo
-
Mundo
Paquistão conta ao menos 13 civis mortos após 12h de ataques da Índia
-
Mundo
Conflito entre Índia e Paquistão escala com ataques de drones
Veja o momento em que sistema de defesa aérea da Caxemira indiana é ativado:
Anteriormente, Nova Déli e Islamabade haviam confirmado a trégua após a maior escalada entre os dois países nas últimas décadas.
O assassinato de 26 turistas na Caxemira indiana foi o ponto de partida para a tensão envolvendo as duas potências nucleares.
Acusado de apoiar grupos extremistas, o Paquistão foi bombardeado na última terça-feira (6/5) pela Índia. De acordo com o governo de Narendra Modi, a “Operação Sindoor” visou infraestruturas supostamente utilizadas por organizações terroristas no território paquistanês.
Três dias depois, Islamabade lançou uma ação militar batizada de “Bunyãn-um-Marsũs”. O foco seria “combater o terrorismo da Índia e garantir a soberania interna do Paquistão”.
Trump anuncia cessar-fogo
Pouco tempo depois de o Paquistão acusar a Índia por um ataque que matou pelo menos 13 civis na Caxemira, na escalada mais significativa até o momento no conflito em formação entre os dois vizinhos com armas nucleares, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, neste sábado (10/5), um “cessar-fogo total e imediato” entre ambos os países. Pouco depois, as duas nações confirmaram a trégua.
Nas redes sociais, o norte-americano informou que os EUA mediaram o acordo e parabenizou Paquistão e Índia. Veja:
“Após uma longa noite de negociações mediadas pelos Estados Unidos, tenho o prazer de anunciar que a Índia e o Paquistão concordaram com um cessar-fogo total e imediato. Parabéns a ambos os países por usarem bom senso e grande inteligência. Obrigado pela atenção dedicada a este assunto”.