A oposição se movimenta para coletar assinaturas para instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar as fraudes bilionárias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reveladas por operação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) na semana passada.
Segundo o líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante, até o momento já são 20 senadores e 86 deputados signatários da iniciativa. São necessários 27 senadores e 171 deputados para viabilizar a instalação de uma CPMI.
Devem ser indicadas para compor o colegiado a deputada Coronel Fernanda (PL-MT), que atua no recolhimento das assinaturas, e a senadora Damares Alves (Republicanos-DF).
Na visão do líder, protocolar o pedido via Senado pode ser mais ágil do que na Câmara, que neste momento se debruça sobre outras questões importantes para a oposição, como o PL da Anistia.
Uma CPI já estava no radar da Câmara. O deputado Coronel Chrisostomo (PL-RO) recolheu as 171 assinaturas necessárias para protocolar o pedido ontem (29) na Câmara dos Deputados. É esperado um pronunciamento do parlamentar sobre o tema às 14h desta quarta-feira (30).