O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou que, a partir da próxima sexta-feira (30/5), aposentados e pensionistas do INSS que tiveram ou suspeitam de descontos indevidos em suas folhas de pagamento poderão procurar agências dos Correios em todo o país para verificar se houve algum desconto associativo não autorizado em seu benefício.
A ação, fruto de uma parceria entre a Previdência Social e os Correios, tem como objetivo oferecer um atendimento presencial e mais acessível a quem tem dificuldade com meios digitais. Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto. Não é necessário levar qualquer extrato ou comprovante.
Nas agências habilitadas, o público poderá consultar e contestar descontos, reconhecer autorizações feitas anteriormente e acompanhar o resultado de solicitações — tudo de forma gratuita e com prioridade no atendimento.
Há, no Distrito Federal, 43 agências – entre estas, 12 franqueadas e 1 em obras – que não ofertam o serviço citado. Entretanto, todas contam com portfólio de produtos e serviços já conhecidos – busca CEP, caixa postal, coletas, postagens, rastreamento, entre outros.
Veja abaixo, as agências ativas no Distrito Federal, que prestam o serviço de auxílio aos prejudicados pelos descontos do INSS.
O atendimento será contínuo, sem prazo para encerrar. Também estão previstas ações itinerantes para alcançar regiões afastadas.
A orientação é que quem já tiver feito a consulta pelos canais digitais — Meu INSS, site do INSS ou Central 135 — não precisa comparecer às agências.
O INSS e Correios alertam que ninguém está autorizado a fazer visitas domiciliares. Qualquer abordagem nesse sentido é golpe. Em caso de dúvida, busque sempre os canais oficiais.