Quatro institutos federais de educação, ciência e tecnologia (IFs) marcaram presença no pódio da Huawei ICT Competition, torneio internacional na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A competição aconteceu em de Shenzhen, na China, entre 20 e 24 de maio.
Lançada em 2015, a Huawei ICT Competition é um evento global focado nos conhecimentos que envolvem o uso de tecnologias e plataformas atuais. A 9ª edição contou com 210 mil estudantes e instrutores de mais de 2 mil instituições de ensino vindo de mais de 100 países. Após as etapas nacionais e regionais, 179 equipes de 48 países chegaram à final global.
Leia também
-
Educação Profissional
Olimpíada reúne alunos de cursos técnicos na área agrária. Veja
-
Brasil
TCU: “Estamos abrindo concurso para técnico”, diz presidente
-
Educação Profissional
Comunicação: conheça o curso técnico para interessados em marketing
-
Educação Profissional
Conheça o curso técnico com salário médio de R$ 5 mil
As intituições vinculadas ao Ministério da Educação (MEC) e componentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que conquistaram o pódio foram:
- Primeiro lugar na categoria Cloud: Instituto Federal da Paraíba (IFPB);
- Primeiro lugar na trilha Innovation: Instituto Federal da Bahia (IFBA);
- Segundo lugar na categoria Computing: Instituto Federal do Ceará (IFCE);
- Grande Prêmio Global de Redes: Instituto Federal do Tocantins (IFTO);
- Prêmio Women in Tech global: Instituto Federal da Bahia (IFBA).
Rede Federal
A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) foi criada em 2008, através da Lei n° 11.892, de 29 de dezembro. O intuito era ampliar, interiorizar e diversificar a educação profissional e tecnológica no país.
A rede é composta por instituições com compromisso social de oferecer educação profissional pública, gratuita e de qualidade para jovens e trabalhadores. Cada instituição oferta uma educação profissional e tecnológica, que atua de acordo com a aptidão local.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), em 2024, já existem 685 unidades vinculadas a 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), a 22 escolas técnicas ligadas às universidades federais e ao Colégio Pedro II.