Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Internado há uma semana, Bolsonaro posta foto de pontos no abdômen

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) completa neste Domingo de Páscoa (20/4) uma semana de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, onde passou por uma cirurgia de 12 horas para tratar uma obstrução intestinal.

O procedimento foi feito para remover aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal, complicações que, de acordo com os médicos, são decorrentes da facada sofrida pelo ex-presidente em 2018, durante a campanha eleitoral. Neste domingo, Bolsonaro postou em suas redes sociais uma foto do tórax sem curativo, deixando expostos os pontos da operação. Veja:

“Ainda em fase de recuperação após mais um procedimento cirúrgico. Tenho me mantido estável, com a pressão controlada e uma resposta clínica considerada positiva pelos médicos”, escreveu Bolsonaro.

Ele revelou ainda que segue sem alimentação oral, “recebendo nutrição por via venosa e realizando sessões diárias e mais acentuadas de fisioterapia para acelerar minha recuperação. A recomendação médica é de repouso absoluto, sem visitas, e ainda não há uma data definida para alta da UTI”.

Segundo Bolsonaro, o curativo foi retirado neste domingo “para limpeza e averiguação da situação, além de dreno na lateral esquerda de meu abdômen”.


O que aconteceu

  • Bolsonaro está internado em Brasília desde a noite de sábado (12/4), depois de ser transferido de Natal (RN), onde precisou ser hospitalizado às pressas na sexta-feira (11/4), para tratar quadro de subobstrução intestinal.
  • A cirurgia demorou 12 horas e ocorreu sem intercorrências e sem necessidade de transfusão de sangue.
  • O médico pessoal do ex-presidente, Cláudio Birolini, chegou a afirmar que, apesar de não ter acompanhado presencialmente as outras ocasiões, o quadro enfrentado por Bolsonaro na sexta foi o pior desde a facada sofrida durante a campanha presidencial de 2018.
  • Esta é a 11ª cirurgia realizada por Bolsonaro por conta de problemas relacionados ao sis5tema digestivo.

Estado de saúde

Diariamente a equipe médica do Hospital DF Star tem divulgado boletins que atualizam o estado de saúde de Bolsonaro, que está clinicamente estável, sem febre ou sinais de infecção.

O ex-presidente segue em jejum oral e recebe nutrição parenteral – através de um cano – pois ainda não apresentou movimentos intestinais efetivos. Apesar disso, os médicos afirmam que a recuperação do político tem sido dentro do esperado, com cicatrização normal e sem complicações adicionais.

Nesse sábado (19/4), Bolsonaro teve um episódio de alteração na pressão arterial, que foi prontamente controlado pelos médicos. De acordo com o boletim médico deste Domingo de Páscoa (20/4), ele continua sem previsão de alta da UTI e segue com visitações restritas, mantendo contato apenas com familiares e a equipe médica.​

8 imagens

Bolsonaro postou nas redes sociais momento na UTI

Ex-primeira dama Michelle Bolsonaro e ex-presidente Jair Bolsonaro – Metrópoles
Bolsonaro durante fisioterapia
Jair Bolsonaro internado na UTI
1 de 8

Reprodução/Redes sociais

2 de 8

Bolsonaro postou nas redes sociais momento na UTI

Reprodução/Redes sociais

3 de 8

Ex-primeira dama Michelle Bolsonaro e ex-presidente Jair Bolsonaro – Metrópoles

Reprodução

4 de 8

Bolsonaro durante fisioterapia

Reprodução/Redes sociais

5 de 8

Reprodução

6 de 8

Jair Bolsonaro internado na UTI

Reprodução

7 de 8

Jair Bolsonaro

Reprodução Redes

8 de 8

Reprodução Redes

Recuperação

Durante a primeira semana de internação, Jair Bolsonaro deu início à sessões de fisioterapia motora e foi visto caminhando pelos corredores do hospital, acompanhado por profissionais de saúde e pela ex-primeira-dama e sua esposa, Michelle Bolsonaro.

Nas redes sociais ela compartilhou vídeos das sessões médicas e agradeceu o apoio recebido.

Veja:

A previsão inicial é de que a internação dure cerca de duas semanas, a depender da evolução do quadro clínico do ex-presidente.

Através das redes sociais, Jair Bolsoanaro postou, na sexta-feira (18/4), uma foto na UTI, acompanhada de um texto em que diz que os últimos dias têm exigido dele silêncio e paciência.

“Os últimos dias têm exigido de mim silêncio, paciência e dedicação total à recuperação. Mesmo na UTI, sigo firme, amparado por uma equipe médica extremamente dedicada, pela minha família e pelas orações de milhares de brasileiros”, escreveu.

Contexto político

Antes da internação, Bolsonaro cumpria agenda política no Rio Grande do Norte e tentava apoio para o Partido Liberal (PL) em meio aos processos judiciais que enfrenta frente ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro é réu no STF por suposta tentativa de incitar um golpe de Estado em 2022, com o objetivo de evitar a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Durante a transferência do político para Brasília, cerca de 200 pessoas se reuniram para ver Bolsonaro deixar o hospital no RN. Na capital, algumas pessoas se reúnem diariamente em frente ao DF Star e rezam de três em três horas em uma vigília feita para pedir a recuperação do ex-presidente.

Link da fonte

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H