A quinta e última parcela do IPVA 2025 para veículos com placa final 5, que venceu no sábado (17/5), pode ser paga nesta segunda-feira (19/5), informou o Governo de São Paulo. A extensão do prazo se dá pelo fato de o vencimento ter caído no fim de semana.
O calendário de pagamentos segue até 24 de maio, quando vence a quinta parcela para veículos com placa final 0. A consulta ao valor do IPVA pode ser feita em toda a rede bancária, por meio do número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), ou diretamente no portal da Secretaria da Fazenda de São Paulo (Sefaz-SP).
Para proprietários de caminhões, a segunda parcela deve ser paga até 20 de maio.
Leia também
-
São Paulo
Morre o sociólogo Pedro Paulo Poppovic, ex-secretário do MEC de FHC
-
São Paulo
Dupla é multada em R$ 20 mil por soltura de balões na zona sul de SP
-
São Paulo
Novo vídeo mostra peão sendo arrastado e pisoteado por touro em rodeio
-
São Paulo
Motorista invade contramão, atropela 3 ciclistas e é preso em Cajamar
O governo paulista informou que proprietários que desejam antecipar o licenciamento anual deverão quitar todos os débitos que recaiam sobre o veículo, incluindo o IPVA, a taxa de licenciamento e eventuais multas de trânsito.
O pagamento do IPVA pode ser feito por Pix, por meio do QR Code gerado pelo site, ou direto pela rede bancária ou em casas lotéricas. É possível efetuar o pagamento pela internet, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária.
Atraso no pagamento
O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fica em 20% do valor do imposto.
Permanecendo a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito na Dívida Ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual. Com a dívida do IPVA inscrita, a Procuradoria Geral do Estado pode cobrar o proprietário mediante protesto.
Além disso, a inadimplência do IPVA impede o novo licenciamento do veículo. Após a data limite fixada pelo Detran para o licenciamento, o veículo pode ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).