Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Itamaraty avalia lei da reciprocidade econômica como “respaldo legal”

O Itamaraty enxerga como positivo o avanço do projeto sobre a reciprocidade econômica, em especial diante da decisão dos Estados Unidos de aumentar tarifas de produtos importados do Brasil, entre outros países.

Para diplomatas brasileiros, o projeto será um marco legal interno necessário para o país se defender melhor de medidas unilaterais, diante da nova configuração do comércio internacional. Uma espécie de respaldo legal interno para o Brasil se defender de tarifas externas.

Na avaliação de um diplomata ouvido pela CNN, a importância do projeto como um recurso a mais se dá ainda em um momento em que a Organização Mundial do Comércio (OMC) tem vivido um esvaziamento. Há órgãos de solução de controvérsias e instância de recursos da OMC que estão paralisados, por exemplo.

O projeto foi aprovado nesta terça-feira (1°) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e pelo plenário do Senado. O texto determina critérios para a reciprocidade em caso de barreiras comerciais a produtos brasileiros. A intenção é contornar possíveis sobretaxas de outros países, em especial para produtos do setor do agronegócio.

O projeto reuniu as alas ligadas ao governo federal e à oposição, já que conta também com o apoio da bancada ruralista.

O texto final apresentado nesta terça, da senadora Tereza Cristina (PP-MS), permitiu que o Conselho Estratégico da Câmara de Comércio Exterior (Camex) autorize a adoção de contramedidas em caso de ações de países ou blocos econômicos que:

  • interfiram nas escolhas soberanas do Brasil;
  • violem ou sejam inconsistentes com acordos comerciais de que o Brasil seja parte;
  • e configurem medidas unilaterais com base em requisitos ambientais mais onerosos do que os padrões de proteção brasileiros.

Pela proposta, a Camex poderá adotar como forma de resposta a suspensão de concessões comerciais, de investimentos e de obrigações relativas a direitos de propriedade intelectual.

Segundo o relatório, as contramedidas devem ser proporcionais ao impacto econômico causado pelas práticas protecionistas que outros países adotarem.

Apesar do avanço do projeto, o governo brasileiro deverá continuar as tentativas de negociações com o governo norte-americano de Donald Trump.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H