A primeira-dama Janja Lula da Silva agradeceu a Cida Gonçalves pelo trabalho desempenhado no Ministério das Mulheres.
“Com você (Cida) à frente do Ministério das Mulheres, avançamos na garantia de direitos e proteção das nossas mulheres, construindo novos caminhos e reconstruindo caminhos destruídos nos anos difíceis que vivemos anteriormente”, declarou Janja, nesta terça-feira (6).
A homenagem foi publicada no perfil de Janja no Instagram, que está fechado para novos seguidores devido a uma onda de comentários críticos ao governo nas publicações.
Cida foi demitida do ministério na segunda (5). Para o seu lugar, o presidente Lula (PT) escalou a assistente social Márcia Lopes, que foi ministra de Desenvolvimento Social no final do governo Lula II, em 2010.
Janja e Cida mantinham uma relação de proximidade de governo. Em fevereiro, Cida revelou à Comissão de Ética da Presidência da República que costumava interromper agendas para atender a primeira-dama – e este foi um dos motivos que pesaram para sua demissão.
A agora ex-ministra também vinha sofrendo críticas no governo sobre sua atuação no ministério, que não estaria trazendo visibilidade à pasta.
* Sob supervisão de Henrique Sales Barros; com informações de Gabriela Prado, Jussara Soares e Tainá Falcão, em Brasília