São Paulo — Com mais de 1.000 atrações artísticas e expectativa de público de 4,7 milhões de pessoas, a Virada Cultural 2025 promete ser a maior edição da história. Acessível e gratuito, o evento contará com shows de João Gomes, Liniker, Léo Santana, Luísa Sonza, Sepultura e muito mais, espalhados por toda a cidade de São Paulo.
O sábado (24/5) e o domingo (25/5) serão recheados de, além dos grandes nomes, atrações culturais pela cidade. Veja a programação completa aqui.
“A Virada Cultural é mais do que um artista ou outro, é um conjunto de ações que [o público] sabe que vai ter. Eles sabem que vão ter artistas que eles gostariam de ver e têm também as outras atividades culturais”, disse o prefeito Ricardo Nunes (MDB), em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira (15/5).
Serão mais de 100 atrações em teatros, mais de 30 festas e intervenções artísticas, mais de 30 atrações literárias, mais de 100 atrações nos Centros Culturais e programação em 10 Fábricas de Cultura, 20 unidades do Sesc e 33 CEUs.
O investimento da Virada foi de R$ 54 milhões. A organização espera retorno de R$ 300 milhões na Economia de São Paulo.
Palcos
Zona sul (7)
- Campo Limpo
- M’Boi Mirim
- Parelheiros
- Heliópolis/Ipiranga
- 7 Campos – Cidade Ademar
- Jardim Myrna e Grajaú
Zona norte (2)
- Vila Albertina
- Parada Inglesa
Zona leste (6)
- Belém
- São Miguel
- Itaquera
- Guaianases
- Cidade Tiradentes
- Sapopemba
Zona oeste (1)
- Butantã
Centro (5)
- Arouche
- Sé
- República
- Patriarca
- Anhagabaú
Segurança
O esquema de segurança da Virada Cultural deve seguir o do Carnaval 2025, segundo o Secretário de Segurança Urbana, Orlando Morando, e o Comandante do Policiamento da Capital, Coronel Alexandre Vilariço Alves de Oliveira, que participaram da coletiva. Serão 9.900 agentes de segurança na rua e 25 mil câmeras do Smart Sampa.
Todos os 21 palcos terão acesso controlado com revista na entrada, proibindo a entrada de objetos pontiagudos, perfurantes e cortantes, vidros, armas de fogo e armas brancas, fogos de artifício e drogas.
O efetivo previsto na zona norte é de 198 agentes. Na zona oeste, 144 agentes. Na zona sul, 475 agentes. Na zona leste, 342. E, no centro, 752 agentes.
Leia também
-
São Paulo
Virada Cultural 2025 terá shows de Alceu Valença, Péricles e Djonga
-
São Paulo
Virada Cultural 2025 promete retomar passeio pelo centro de São Paulo
-
São Paulo
Gestão Nunes sinaliza que vai voltar Virada Cultural para o centro
-
Guilherme Amado
Virada cultural pela Amazônia terá eventos em todo o país
A distribuição foi feita proporcional ao público que o artista pode atrair, explicou Orlando Morando. “Então, se é um artista que historicamente vem trazendo mais público, nós estruturamos para poder receber [esse público]”, disse.
Nesta edição da Virada, a Guarda Civil Metropolitana terá equipes bilíngues, com policiais que falam inglês, francês, espanhol, italiano, mandarim e árabe, já que “São Paulo é uma cidade cultural, que recebe milhares de turistas, inclusive de outros países e, se eles resolverem curtir a Virada Cultural, são muito bem-vindos”, falou Orlando.
A operação de segurança da Virada Cultural 2025 será iniciada às 14h do sábado e vai terminar às 22h do domingo.
O Coronel Alexandre Vilariço Alves de Oliveira apontou que a região central de São Paulo é uma grande preocupação no quesito segurança pública, principalmente pelo evento durar 24 horas. De acordo com ele, cada região de São Paulo tem uma característica diferente e tem que ser tratada dessa forma.
A Polícia Militar vai empenhar 4.200 agentes e 900 viaturas, com policiamento das 17h de sábado até às 21h do domingo.
Como se locomover durante a Virada
O Metrô, a CPTM e 150 linhas de ônibus estarão funcionando durante a madrugada do dia 24 para o dia 25. No domingo, a tarifa de ônibus é gratuita.
O Secretário Executivo de Mobilidade e Trânsito, Gilmar Pereira Miranda, recomendou que a população que queira aproveitar os locais que terão os eventos pela cidade utilize o sistema de transporte coletivo.
Saúde
Também repetindo o esquema do Carnaval, a Secretaria da Saúde preparou uma estrutura especial para a Virada Cultural. Serão 34 UPAs funcionando 24 horas, 60 ambulâncias e UTIs móveis em operação e 13 postos médicos avançados.
Luiz Carlos Zamarco, Secretário da Saúde, garantiu que a estrutura dos postos médicos é capacitada para não impactar no serviço de saúde rotineiro de São Paulo.
Inclusão e Acessibilidade
A Secretária da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, reforçou que a Virada Cultural terá, em todos os palcos, espaços reservados para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida; libras e audiodescrição na programação e banheiros acessíveis.
Além disso, produtores com deficiência foram contratados para trabalhar na Virada. Fazem parte da programação do evento 8 espetáculos com atores com deficiência.