O poeta e jornalista José Edward Lima lança o livro Poemas Vagabundos, em Brasília, na próxima segunda-feira (24/2). O evento de lançamento acontece no Bar Beirute da 109 Sul, às 19h. A obra, publicada pela Inmensa Editorial, reúne 64 poemas distribuídos em três seções: poemais, poemédios e poemínimos.
A publicação também marca o retorno dele à escrita literária, à qual deixou de lado nas duas últimas décadas. “Este livro é muito importante para mim porque estou tendo a oportunidade de resgatar minha veia poética. Além de poder expressar minhas ideias e opiniões sobre dores da alma e, sobretudo, ‘ais da pátria’ de forma mais livre e enfática”, avalia o escritor.

Poemas Vagabundos
Divulgação
Poemas Vagabundos
Divulgação
José Edward Lima
Divulgação
Nos textos de Poemas Vagabundos, José Edward explora temas sociais, econômicos e políticos, trazendo reflexões críticas sobre o Brasil. Uma das características marcantes do autor é a ligação direta entre poesia e realidade, sem rodeios.
Segundo ele, as “dores da alma e os ‘ais da pátria’” foram as inspirações para escrever a obra. “Na maior parte dos poemas que integram o livro, eu exponho – de forma poética, mas bem contundente – minha visão ‘nua e crua’ sobre mazelas que atormentam desde sempre a pátria brasileira, como corrupção, tentações autoritárias e as diversas tragédias que estão sempre ocorrendo, em função da incúria de governantes e da ganância de algumas empresas.”
O livro faz parte da coleção Infame Ruído, composta por 25 poetas contemporâneos, sendo 18 brasileiros e sete africanos de países lusófonos.
Uma parte da tiragem será destinada a bibliotecas de escolas em 25 municípios mineiros com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A iniciativa é do Instituto de Desenvolvimento Humano Daghobé, que atua em projetos socioculturais.
Natural de Brasília de Minas (MG), José Edward Lima se formou em Comunicação Social pela PUC-MG e trabalhou por anos no jornalismo. Desde a década de 1980, participa ativamente de movimentos culturais, como os Encontros Populares de Cultura.
Serviço
Lançamento Poemas Vagabundos
Segunda-feira (24/2), das 19h às 22h, no Bar Beirute (109 Sul0. Classificação indicativa livre. Entrada gratuita.