Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Justiça do DF impede eutanásia de cadela com suspeita de leishmaniose

A 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) impediu que uma cadela com suspeita de leishmaniose visceral passasse por eutanásia. A decisão judicial negou um pedido do Governo do Distrito Federal, que considerava a eutanásia a forma mais segura de lidar com a doença do animal.

O antigo dono entregou a cadela à Zoonoses, após resultado positivo para leishmaniose. O Distrito Federal defendeu que a medida mais segura consistia em realizar a eutanásia, pois alegou risco à saúde pública. Em contrapartida, a entidade de proteção animal e a veterinária, que passou a ser nova responsável pela cadela, destacaram que a doença não apresentava sintomas e argumentaram haver tratamento viável, com uso de medicação apropriada, coleira repelente e exames de controle.

O colegiado considerou que a existência de um método terapêutico afasta a necessidade de sacrifício imediato. De acordo com os desembargadores, faltou análise individualizada do caso, pois o Centro de Zoonoses não cogitou a adoção de medidas alternativas.

Em um trecho da decisão, o juiz afirmou: “Há viabilidade de tratamento, cuja escolha deve ser atribuída à sua proprietária, que inclusive é veterinária, o que torna inadequada a postura do ente público de encaminhar o animal imediatamente à eutanásia.”

A decisão determinou a apresentação periódica de relatórios e exames a cada quatro meses para comprovar o monitoramento da cadela. O Distrito Federal deve acompanhar a situação e fiscalizar o cumprimento do tratamento.

 

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H