Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Justiça Federal suspende remoção de indígenas de bairro nobre do DF

A Justiça Federal determinou a suspensão temporária da operação de remoção da comunidade indígena no Noroeste, na sexta-feira (28/2). A decisão é liminar e cabe recurso.

A Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) iniciou na quinta-feira (27/2) obras para a construção da Quadra 308 do Noroeste. Segundo o órgão, a área pública em questão é ocupada irregularmente por indígenas.

A Defensoria Pública da União (DPU) ajuizou uma ação civil pública (ACP) para suspender a ação de retirada. O juiz Anderson Santos Silva acolheu o pedido.

A sentença suspendeu todas as medidas de remoção forçada ou constrangimento às comunidades indígenas Aldeia Teko Haw (Guajajaras e Tucano) e Boe Bororo/Aldeia Areme Eia (Fulni-o, Boe/Bororo e Xukuru).

De acordo com a DPU, a Terracap, com apoio da Polícia Militar (PMDF), iniciou ações de remoção forçada, desmatamento e abertura de vias na área habitada pelos indígenas.

Segundo a DPU, foi utilizado spray de pimenta contra membros da comunidade, inclusive idosos e gestantes. Para a Defensoria, a remoção viola normas constitucionais e internacionais de proteção aos povos indígenas.

Outro lado

A Terracap informou que irá recorrer da decisão judicial, ressaltando que agiu dentro da legalidade e legitimidade. “É importante esclarecer que a liminar concedida impede apenas a remoção de ocupações irregulares até a análise do mérito, sem qualquer impacto sobre a supressão vegetal em área pública, que segue dentro do planejamento urbano estabelecido”, argumentou o órgão.

Segundo a Terracap, a área em questão não faz parte do Santuário dos Pajés e não está incluída no acordo firmado com outras etnias em território adjacente. Além disso, os ocupantes que atualmente reivindicam o local não seriam reconhecidos pela Funai no referido acordo.

“Trata-se de uma área pública devidamente incorporada ao planejamento do Setor Noroeste, especificamente na Quadra 308. A Terracap permanece comprometida com a preservação do patrimônio público e o cumprimento da legislação urbanística, dando continuidade às medidas necessárias para garantir a ordem e o desenvolvimento sustentável da região. A Companhia tomará as providências cabíveis para reverter a decisão”, concluiu.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H