Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Justiça manda zoológico de Sorocaba transferir elefante Sandro para MT

São Paulo — A Justiça determinou que o elefante Sandro, que vive no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba, no interior de São Paulo, seja transferido para o Santuário de Elefantes do Brasil (SEB), na Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. O prazo estabelecido é de até 45 dias.

A decisão atende a um pedido do promotor Jorge Marum, do Ministério Público de São Paulo (MPSP). Um planejamento técnico deverá detalhar como será o translado, com especificações como acompanhamento por médico veterinário experiente em grandes mamíferos, adaptação prévia do animal ao contêiner de transporte e monitoramento clínico contínuo durante o percurso.


Discussão antiga

  • A realocação é discutida há quatro anos. Anteriormente, inclusive, o pedido foi negado sob o argumento de que poderia representar um risco à saúde de Sandro. No entanto, o MPSP argumenta que, atualmente, em Sorocaba, Sandro está desde 2020 sem a companhia de outro animal da mesma espécie.
  • Segundo a Promotoria, essa condição de isolamento, aliada à limitação de espaço e exposição contínua a visitantes, compromete seriamente o bem-estar do animal. Um laudo apontou que as condições de infraestrutura do local seriam insuficientes para garantir boas condições de vida para o bicho.
  • “O santuário mato-grossense, por outro lado, apresenta estrutura mais compatível com as necessidades do elefante, dispondo de amplo espaço e estrutura física, manejo especializado e possibilidade de convivência adequada com outros animais de sua espécie. Além disso, o local não permite contato intenso com o público”, explicou a instituição.

Anteriormente, em nota ao Metrópoles, a Prefeitura de Sorocaba, responsável pela administração do zoológico, disse que “questiona o conteúdo do laudo pericial realizado” e “defende a manutenção do elefante no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros”.

Segundo a gestão, “o Zoo de Sorocaba é adequado e melhorias no recinto estão sendo providenciadas pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) para tornar o espaço ainda melhor para garantir o bem-estar do animal”.

Decisão pela transferência do elefante

A sentença desta quinta-feira (24/4) reconheceu que os argumentos da administração municipal foram derrubados a partir de dados técnicos. “Bem constatado, como foi, que o local de origem não reúne as mais adequadas condições de garantia de vida digna ao animal, havendo, de outro lado, local alternativo apto para que assim o seja, é dever do Poder Público, no caso, a municipalidade de Sorocaba, na garantia da proteção dos direitos à fauna, realizar a transferência para ambiente adequado, providenciando-se, para tanto, o quanto necessária”, disse o juiz Alexandre de Mello Guerra.



Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H