A Kia está mesmo disposta a brigar com a Toyota e a Ford no mercado asiático. Além de lançar a picape média Tasman, a fabricante sul-coreana tem planos de transformá-la também em um utilitário no futuro como uma resposta ao Toyota SW4 e o Ford Everest.
É o que revela o site australiano Carsales, durante uma entrevista com Graeme Gambold, engenheiro que fez o trabalho de ajuste da suspensão da picape Tasman. Ao ser quesionado sobre a possibilidade de lançar um utilitário baseado na picape, Gambold foi bem direto e disse que levará mais três anos.
A declaração mostra que o SUV já deve ter começado a ser desenvolvido, mas Dean Norbiato, chefe de marketing da Kia Australia, tentou reduzir a expectativa dizendo que, neste momento, nada está confirmado. A justificativa é que a Tasman primeiro precisa ser um sucesso para garantir qualquer produto derivado.
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Será um caso diferente da Tasman, pois a Kia já tem uma experiência com SUVs feitos com chassi com longarinas. As primeiras gerações do Sportage e Sorento usavam este tipo de plataforma, e também teve o Mohave, que foi vendido no Brasil até 2018.
É um segmento bem lucrativo para as fabricantes, por compartilhar a maioria dos componentes com as picapes e que, por ser posicionamento, tem uma margem de lucro maior. Ajuda também o fato de que a Kia não tem nenhum utilitário acima do Sorento para o mercado global – a marca tem o Telluride, porém é fabricado e vendido somente nos Estados Unidos.
O primeiro passo será conseguir cumprir a meta de vendas da Tasman. A Kia espera comercializar 90.000 unidades por ano, conquistando 7% de participação no mercado global de picapes médias. Para alcançar este objetivo, a fabricante está, aos poucos, aumentando o número de países onde a caminhonte está disponível.
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Um deles será o Brasil, como confirmado por José Luiz Gandini, presidente da Kia no país. Gandini revelou que a picape será montada no Uruguai, facilitando sua importação, mas ainda espera por algumas definições para decidir quando será lançada. Enquanto isso, a Tasman já foi vista em testes por aqui, sem nenhuma camuflagem.
Se a Kia ficar satisfeita com a Tasman e decidir aprovar o SUV, ele deverá ser lançado depois de 2028. Uma possível chegada ao Brasil ainda não está confirmada. A marca hoje não vende nenhum SUV a combustão acima do Sportage, contando somente com o elétrico EV9 como uma opção mais cara.