O papa Leão XIV escolheu o secretário particular: o peruano Edgard Iván Rimaycuna Inga, de 36 anos. Ele e o pontífice têm uma amizade de longa data e se conheceram na cidade de Chiclayo, no Peru, em 2006, quando Leão ainda era conhecido como “Padre Roberto”.
Rimaycuna ingressou no Seminário Maior Santo Toríbio de Mogrovejo, em Chiclayo, em 2006. De acordo com o jornal italiano Corriere Della Sera, o agora papa Leão XIV se tornou seu diretor espiritual e também o convidou para trabalhar com ele quando foi ordenado bispo, na catedral de Santa Maria.
Em 2017, Rimaycuna foi trasnferido para Roma, após sugestão do pontífice, para continuar seus estudos. Em 2022, o agora secretário particular do papa escreveu nas redes sociais sobre a relação com Leão XIV.

“Muito obrigado, monsenhor Robert Prevost, por tudo — por me permitir trabalhar ao seu lado, mas sobretudo por sua amizade e confiança. Primeiro, meu bispo, meu amigo. Boa viagem e um forte abraço! Oremos uns pelos outros!”
Apesar de ter nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Robert Prevost, o papa Leão XIV, viveu no Peru por cerca de 25 dos seus 69 anos. Durante um quarto de século o pontífice viveu no país da América Latina e atuou como missionário, formador, prior e, por fim, bispo.