Um dos maiores nomes do MMA brasileiro, José Aldo anunciou sua aposentadoria do esporte nesse sábado (10/5). A declaração aconteceu após a derrota para Aiemann Zahabi no UFC 315, disputado no Canadá.

José Aldo encerrou carreira no MMA.
Jeff Bottari/Zuffa LLC
Lutador afirmou que quer dedicar tempo para a família
Mike Roach/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Aldo defendeu o cinturão dos penas em sete oportunidades
Steve Marcus/Getty Images
Em seu pronunciamento, Aldo afirmou que quer dedicar um tempo maior para a família, acrescentando que não se sente à vontade para continuar dentro do octógono. O agora ex-lutador agradeceu a Dana White, chefe do UFC, pelos momentos vividos na organização.
“Dana, muito obrigado por tudo. Também agradeço a todos do UFC. Esta semana foi extremamente difícil para mim, não em termos de corte de peso, mas por estar travando uma batalha interna. Ainda tentava reviver o sonho de ser campeão, mas percebi que é hora de seguir em frente, curtir minha esposa, meus filhos. Não quero mais estar nesse ambiente”, afirmou José Aldo.
Aos 38 anos, Aldo sente que chegou em seu limite pessoal para estar no mundo do MMA.
“Enquanto perdia peso, senti algo dentro de mim dizendo que não precisava mais fazer isso. Não importa se haveria ou não luta. Eu apenas não queria mais continuar. Acredito que esta foi minha despedida”, declarou o ex-lutador.
A carreira de José Aldo
José Aldo estreou no MMA em 2004, fazendo sua primeira luta no UFC em 2011, vencendo o canadense Mark Hominick. O brasileiro foi campeão da categoria peso-pena (até 65,8 kg) entre 2011 e 2015, defendendo o título em sete ocasiões.
Ele perdeu o cinturão para Conor McGregor, mas recuperou poucos meses depois, ao derrotar Frankie Edgar. Perdeu o título em 2017, quando foi superado por Max Holloway.