Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Líder da oposição pede “respeito“ e cobra Hugo sobre PL da Anistia

O deputado federal e líder da oposição na Câmara, Zucco (PL-RS), pediu, nesta quarta-feira (7) ao presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), para que tenha “respeito” aos congressistas e paute o Projeto de Lei (PL) que prevê anistia aos condenados pelo ataques do 8 de Janeiro.

“Presidente Hugo Motta, respeito é uma via de mão dupla. Respeite os deputados, os senadores, respeite o Brasil. Paute a anistia, pois ela é a com certeza a maior justiça que o senhor vai fazer”, afirmou o parlamentar.

A fala foi proferida ao discursar em uma manifestação a favor da anistia dos condenados aos ataques, em Brasília. Contratariando recomendações médicas, o ex-presidente Jair Bolsonaro também se fez presente.

O projeto de lei que propõe uma espécie de perdão judicial está travado na Câmara.

Há duas semanas, como noticiou a CNN, o presidente da Casa optou por não pautar requerimento de urgência da anistia.

O pedido de urgência foi protocolado pelo Partido Liberal na semana passada com o apoio de 264 deputados e precisa ser pautado pelo presidente da Casa para ser analisado.

PL da Anistia

Prevista no Código Penal brasileiro, a anistia é uma forma de extinção da punibilidade de um crime. Ou seja, é a concessão de um perdão a um delito cometido por um brasileiro ou grupo de brasileiros.

Os condenados pelo 8 de janeiro tiveram penas imputadas a partir dos crimes como associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

O projeto está parado desde 28 de outubro de 2024, quando, na véspera da votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o então presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deu novo despacho para que o texto fosse analisado em comissão especial – que nunca foi instalada.

Caso Hugo Motta coloque na pauta o requerimento de urgência, o projeto de lei poderá ser analisado diretamente pelo plenário da Câmara, sem necessidade de passar por comissões temáticas ou especiais.

Se for à votação, o projeto precisa de maioria absoluta (257 votos entre os deputados) para ser aprovado.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H