Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Líder do PL na Alesp começa campanha para garantir vaga no TCE

São Paulo — Nove meses antes de a cadeira ficar vaga, o deputado estadual Carlos Cezar (PL) já começou sua campanha para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE).

Na semana passada, ele chegou a recolher assinaturas entre deputados do PSB, bancada da qual qual já fez parte. Há a expectativa de que Cezar seja indicado com o apoio de todas as lideranças da Casa, por aclamação. Se isso acontecer, ele será o primeiro deputado com mandato ativo eleito para o TCE.

A vaga de conselheiro vem sendo alvo de disputa política dentro do governo Tarcísio de Freiras (Republicanos) e o provável apoio do governador ao nome de Cezar, que é líder do PL na Assembleia Legislativa (Alesp), é tido como um aceno ao partido para o qual Tarcísio já fez promessas de filiação.

Quem é indicado ao Conselho passa a fazer parte de um grupo de sete titulares, que são responsável por julgar as contas do governo do estado. Nesse cargo, os conselheiros recebem um salário de R$ 44 mil e podem ficar até os 75 anos de idade, quando são forçados à aposentadoria.

Cezar tem 54 anos e é amigo do presidente da Alesp, André do Prado (PL). Ele é pastor evangélico da Igreja do Evangelho Quadrangular e tem trajetória marcada pela atuação na Frente Parlamentar Evangélica e na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Campanha antecipada

A decisão de começar a coletar assinaturas com tanta antecedência — tendo em vista que a cadeira no TCE só ficará vaga em novembro — e em uma semana com feriado, faz parte da estratégia de Carlos Cezar para garantir a vitória.

Ele tem como rivais o líder do governo na Casa, Gilmaci Santos (Republicanos) e o seu colega de partido, Ricardo Madalena (PL). Mas enquanto Cezar se movimentava, Gilmaci estava na Agrishow, em Ribeirão Preto, e Madalena tirava uma semana de descanso com a família.

Apesar do clima de disputa, um deputado da base próximo ao governo disse ao Metrópoles que a indicação para o TCE prevê um acordo entre Gilmaci e Cezar, no qual quem não ganhar a cadeira no tribunal deverá ficar como candidato favorito à presidência da Alesp em 2027.

Briga pelo TCE

O conselho do TCE tem quatro vagas a serem trocadas ao longo da gestão Tarcísio de Freitas devido à aposentadoria de seus membros: uma delas, será preenchida por indicação do governador, e as outras três, por indicação da Alesp.

A primeira troca aconteceu em setembro de 2023, quando o deputado estadual Marco Aurélio Bertaiolli assumiu a vaga do conselheiro Edgard Camargo Rodrigues. Depois dele, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, recomendou, em dezembro de 2024, o advogado Maxwell Borges de Moura Vieira, para a cota das vagas indicadas pela Alesp. Moura Vieira assumiu a cadeira de Robson Marinho.

Neste momento restam duas indicações para as vagas de Antonio Roque Citadini – feita pelo governador, e de Sidney Beraldo – realizada pela Alesp. Eles completam 75 anos, idade da aposentadoria obrigatória, em setembro e novembro deste ano, respectivamente.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H