Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Líder do PT no Senado defende CPMI do INSS; Planalto segue contra

O líder do PT no Senado Federal, Rogério Carvalho (SE), afirmou nesta quinta-feira (15) que defende a participação do partido na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“Na condição de Líder do PT, nós vamos defender que o partido participe dessa CPI, mas não uma CPI para avaliar e para fazer disputa e palanque eleitoral, mas para investigar, apontar os responsáveis e botar na cadeia aqueles que roubaram os aposentados e pensionistas do INSS. Essa é a nossa finalidade”, disse o senador.

A declaração foi feita durante audiência na Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado, com participação do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, para falar sobre as fraudes bilionárias e descontos não autorizados em benefícios do INSS.

O tema tem sido alvo de embates entre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a oposição. Investigações apontam que as fraudes teriam iniciado durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mas perduraram até o governo petista.

Durante o discurso na audiência, Rogério Carvalho afirmou que a CPMI não pode ser utilizada para fazer palanque político e defendeu o apoio do PT ao colegiado.

“O PT vai assinar, sim, essa CPI, e nós vamos investigar, olhando, na linha do tempo, todos os fatos e todas as pessoas, como fizemos na CPI da Covid, como fizemos na CPI do 8 de Janeiro, sem nenhum tipo de problema de fazer investigação mais profunda, porque é isso que a gente quer, foi isso que o governo do presidente Lula fez, e é por isso que a gente está aqui, fazendo esse debate”, afirmou o senador.

A CNN apurou que, apesar do endosso de petistas à instalação do colegiado, a posição do Palácio do Planalto ainda é contrária à criação da CPMI. Se o grupo for instalado, governistas devem traçar uma estratégia. No entanto, o posicionamento do governo segue sendo contrário à ideia.

CPMI do INSS

Impulsionada pela oposição, a CPMI do INSS foi apresentada pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pela deputada Coronel Fernanda (PL-MT) na última segunda-feira (12), com 259 assinaturas.

Nesta quinta, a equipe da senadora Damares afirmou que o requerimento recebeu dez novas assinaturas, incluindo a do senador Fabiano Contarato (PT-ES), o primeiro petista a assinar o pedido de CPMI.

Nas redes sociais, Contarato afirmou que o colegiado precisa “chegar às entranhas” do esquema de fraudes, que começou durante a gestão de Jair Bolsonaro. “Por isso, faço coro por uma investigação contundente, que traga punição exemplar para todos os responsáveis, doa a quem doer”, escreveu em publicação nas redes sociais.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H