Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Livro celebra 65 anos de Brasília com foco na arte e na democracia

Para marcar os 65 anos de Brasília, a Fundação Getúlio Vargas Arte (FGV Arte) e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) lançaram nesta terça-feira (22) o livro “Brasília, a arte da democracia”.

Organizada pelo crítico de arte Paulo Herkenhoff, a obra reúne textos de especialistas em artes, arquitetura, história e política. O livro propõe uma reflexão sobre a trajetória da capital federal.

“O livro foi uma construção coletiva. […] É um livro que vai desdobrando os olhares de Brasília sobre si mesma, e sobre como Brasília quer se revelar”, afirmou Herkenhoff à CNN.

Além de exaltar o ideal moderno que moldou a cidade, o livro aborda as articulações políticas e culturais que contribuíram para a construção de Brasília.

A publicação homenageia figuras como Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer, Athos Bulcão, Darcy Ribeiro e Zanine Caldas, além de destacar momentos decisivos da democracia brasileira.

Um dos autores que compõem a coletânea é o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e fundador do IDP, Gilmar Mendes. Ele assina o prefácio e um capítulo dedicado ao papel do Judiciário na preservação da democracia.

Em entrevista, Gilmar Mendes relembrou sua chegada a Brasília durante a ditadura e contou ter acompanhado o funeral de Juscelino Kubitschek. Segundo ele, foi ali que pôde enxergar a “alma” da cidade.

“Ali, a cidade que todo mundo dizia que não tinha alma passou a revelar sua alma, e, desde então, começamos o processo de democratização”, disse o ministro.

“Chegamos a 1985 com excelentes resultados com a eleição de Tancredo [Neves] e, desde então, vivemos uma pujante democracia, que é o título do livro: “Brasília, a arte da democracia”. É a arte da conversa, do respeito ao outro, da ideia de um Brasil evoluído, que se dá também com a construção de Brasília”, completou.

Também participam da obra o ex-presidente José Sarney, primeiro civil a assumir a presidência após o regime militar, e o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), esteve presente no lançamento. Em discurso, defendeu a valorização da democracia no país.

“A gente vive um período de estabilidade democrática no nosso país, mas isso precisa ser ressaltado a todo momento, até para que os mais jovens, que não vivenciaram esse período tão obscuro do nosso passado, tenham a consciência do valor da democracia”, afirmou.

Brasília completou 65 anos na última segunda-feira (21), data que marca a transferência definitiva da sede do poder político para o interior do país. Construída em tempo recorde, a capital tinha como missão integrar o território nacional e impulsionar o desenvolvimento do interior.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H