Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Lula cobra e Planalto atualiza informações de galeria de ex-presidentes

A galeria de fotos de ex-presidentes da República, que fica no saguão principal do Palácio do Planalto, foi modificada nesta sexta-feira (2) e passou a exibir, abaixo da imagem dos mandatários anteriores, as datas de início e término do período em que permaneceram no poder.

Até então, abaixo das fotos, constavam apenas as datas de nascimento e de morte. Os mandatos eram informados em uma placa separada, fixada ao lado da galeria.

As fotos também passaram a contar com um QR-Code, que redireciona para a biografia de cada político no site do Arquivo Nacional.

A exceção é o QR-Code da foto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que, por enquanto, encaminha o visitante para o site da Biblioteca da Presidência da República. De acordo com o diretor de Documentação Histórica do Gabinete Pessoal da Presidência, Jackson de Brito Raymundo, a página de Bolsonaro no Arquivo Nacional ainda está sendo atualizada.

Raymundo informou que a mudança na galeria também visa corrigir erros identificados anteriormente, referentes às datas de nascimento e grafias de nomes de alguns dos ex-chefes do Executivo.

A galeria com as 39 fotos – todas em preto e branco, com exceção do presidente que está no exercício do mandato, que é colorida – foi vandalizada durante os ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro arrancaram as imagens da parede.

A exibição permanente foi reinaugurada em 6 de novembro do ano passado.

Cobrança de Lula

Em janeiro deste ano, ao visitar o espaço pela primeira vez, depois da restauração, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teceu críticas às descrições que acompanham as fotos e cobrou mais detalhes sobre os mandatos.

Na ocasião, ele cobrou que fossem inseridas informações sobre contextos históricos e políticos, além do número de votos que cada presidente recebeu no pleito em que concorreu.

“A única coisa que eu quero é que a pessoa quando vier aqui, e olhar pra cara dele, saber a história de cada um”, disse na ocasião.

“Tem que saber o que aconteceu. O Collor foi eleito e foi impichado […]. Esse aqui [Itamar Franco] assumiu no lugar do Collor, porque, senão, as pessoas passam aqui e não entendem a história. As pessoas vêm aqui e […] ninguém quer saber quando é que nasceu o Collor”, completou.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H