São Paulo — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participam nesta quinta-feira (27/2) em Santos, no litoral paulista, de um evento para lançar o edital de licitação do Túnel Santos-Guarujá.
A obra tem investimento estimado de R$ 6 bilhões, com recursos divididos entre o Estado e a União. Nessa quarta (26/2), o Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu que o governo paulista é quem será responsável pela fiscalização do empreendimento, que está incluído tanto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, como no Programa de Parcerias de Investimentos, do Governo de São Paulo.




Projeto Túnel Imerso Santos-Guarujá
Divulgação/Governo de SP
Projeto de túnel que liga Santos e Guarujá
Reprodução/Vou de Túnel
Túnel que será construído entre Santos e Guarujá em convênio assinado pelo governo federal e o estado de SP
Divulgação/Ministério de Portos e Aeroportos/Arte Metrópoles
Lula e Tarcísio assinaram convênio para construção do Túnel Santos-Guarujá
GovBr
A construção do túnel tem sido um dos principais elos da relação entre Lula e o governador bolsonarista, visto como um potencial adversário do petista nas eleições presidenciais de 2026. Em 18 de fevereiro, Tarcísio agradeceu publicamente o presidente pela parceria na obra.
“Houve, e é bom que se registre, muita sensibilidade do governo federal. Eu quero agradecer aqui de público o governo federal, porque a gente apresentou uma proposta que ia acelerar o túnel Santos-Guarujá. E o governo federal topou, veio junto. O presidente da República deu ok, permitiu que a gente fizesse isso”, disse durante agenda pública.
Leia também
-
São Paulo
Lula e Tarcísio definem que edital do túnel Santos-Guarujá será por SP
-
São Paulo
Túnel imerso Santos-Guarujá: Tarcísio agradece “sensibilidade” de Lula
-
São Paulo
Travessia de 90 segundos: como será o túnel imerso Santos-Guarujá
-
São Paulo
Governo prevê mesma tarifa da balsa para o túnel Santos-Guarujá
Segundo a gestão estadual, o túnel será o primeiro submerso do Brasil, com 1,5 quilômetro de extensão, sendo 870 metros imersos. A estrutura ainda contará com três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de acessos dedicados para pedestres e ciclistas.
O convênio entre os governos estadual e federal foi assinado em fevereiro do ano passado e prevê que a obra fique pronta até 2028.
O leilão está previsto para o dia 1º de agosto na bolsa brasileira, a B3.
O túnel
Esperado há quase 100 anos, o túnel que ligará Santos ao Guarujá será o primeiro túnel imerso da América Latina. Ele ficará a uma profundidade de 21 metros e terá 860 metros de extensão, com seis pistas – três para cada sentido.
A expectativa é que a travessia seja feita em 1 minuto e meio de carro. O trajeto também poderá ser percorrido por pedestres e bicicletas.
As autoridades estimam a circulação diária de ao menos 150 mil pessoas pelo túnel. Atualmente, o trajeto é feito por meio do transporte de balsa ou pela Rodovia Piaçaguera-Guarujá, em translado que pode durar mais de uma hora, a depender do trânsito.
O edital do projeto prevê tarifa semelhante à cobrada atualmente para a travessia por balsa, de R$ 6,15.