Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Lula entrega PEC da Segurança a Hugo e Alcolumbre

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou nesta quarta-feira (23) a entrega do texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) de Segurança Pública ao Congresso Nacional.

Segundo o petista, o texto vai evitar que os brasileiros continuem “andando assustados”

O chefe do Executivo organizou um evento no Palácio do Planalto, com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP); além dos ministros da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; e da ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann

“Queremos dizer ao povo brasileiro que o governo federal assumiu definitivamente a responsabilidade de se colocar à disposição de Estados para que a gente possa cuidar da segurança do povo brasileiro e não permitir que o povo brasileiro continue andando assustado”, disse Lula.

O texto final da PEC precisou de ao menos seis meses de negociações com governadores e diversas alterações. Ele estabelece um sistema unificado, uma espécie de SUS para segurança pública no país. 

Ele começará a ser apreciado na Câmara e depois passará pelo Senado. Ambas as casas podem fazer modificações no texto.  

Grupos da oposição, como a bancada da bala, devem se mobilizar para fazer mudanças.  

No começo do mês, Lewandowski apresentou o novo texto da PEC ao presidente da Câmara e a líderes partidários. Na ocasião, Motta disse que o legislativo iria se debruçar sobre a proposta e dar prioridade a ela.  

Entenda PEC

A PEC da Segurança é uma das principais apostas do governo federal para enfrentar o crime organizado. Elaborado pela equipe do ministro Ricardo Lewandowski, o texto propõe uma atuação coordenada entre União, estados e municípios no combate à criminalidade.

A primeira versão da proposta foi apresentada por Lewandowski no ano passado, mas enfrentou resistência de governadores e prefeitos, que temiam a perda de autonomia na gestão das forças de segurança locais.

Em resposta às críticas, o ministro apresentou uma nova versão em janeiro deste ano, e uma terceira em abril, desta vez incluindo as guardas municipais no escopo da proposta.

Um dos principais pilares da PEC é dar status constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), criado por lei ordinária em 2018. A medida busca acelerar procedimentos burocráticos que, hoje, dificultam a atuação das autoridades.

Entre os destaques da PEC estão: a ampliação das atribuições das guardas municipais, da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal; a previsão de que a União institua o Fundo Nacional de Segurança Pública e o Fundo Penitenciário Nacional, para financiar ações na área; e a inclusão de representantes da sociedade civil no Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.

Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H