O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregou ao escritor Marcelo Rubens Paiva um selo postal lançado pelos Correios em homenagem a Eunice Paiva, esposa de Rubens Paiva, engenheiro e ex-deputado federal morto durante a ditadura militar.
A homenagem aconteceu na noite desta terça-feira (20), no Rio de Janeiro, durante a reinauguração do Palácio Capanema e a entrega da Ordem do Mérito Cultural a personalidades.
A atriz Fernanda Torres e o cineasta Walter Salles também foram chamados ao palco para receber o selo.
Sob direção de Walter Salles, Fernanda Torres interpretou Eunice no filme “Ainda Estou Aqui”, que conta a história da família Paiva após o desaparecimento de Rubens. A obra foi vencedora do Oscar na categoria Melhor Filme Internacional.
“Quem está aqui hoje não sou eu. Quem está aqui é Rubens Paiva e Eunice Paiva. Quem está aqui é a memória”, afirmou Marcelo Rubens Paiva.
“Eu queria agradecer a todos os artistas que me inspiraram, a todos os políticos que me inspiraram, porque eu acho que a cultura brasileira tem essa força”, acrescentou Marcelo, filho de Rubens e Eunice e autor do livro que inspirou o filme.