O presidente Lula sinalizou a auxiliares que deverá afastar o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), após ele ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposto desvio de emendas.
Segundo ministros do Palácio do Planalto, antes de tomar a decisão, porém, Lula quer entender os detalhes da denúncia, cujo processo tramita em sigilo, e conversar pessoalmente com Juscelino Filho.



Isac Nóbrega / MCom
Reprodução
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
A conversa deve ocorrer após o presidente voltar da viagem a Honduras, onde ele participa, na quarta-feira (9/4), da cúpula dos chefes de Estado da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).
Leia também
-
Tácio Lorran
Lula prometeu afastar Juscelino caso PGR o denunciasse. E agora?
-
Brasil
Gonet denuncia Juscelino Filho por desvio de emendas
-
Igor Gadelha
A justificativa da PGR para segurar há meses caso de ministro de Lula
-
Igor Gadelha
Ministro de Lula e governador discutem por telefone por chuvas no Rio
Lula já tinha prometido afastar Juscelino
Quando Juscelino foi indiciado pela Polícia Federal (PF) no caso, em junho de 2024, Lula chegou a prometer publicamente que afastaria o ministro das Comunicações, caso ele fosse denunciado pela PGR.
“O que eu disse para o Juscelino: ó, primeiro, a verdade só você que sabe. Então é o seguinte: se o procurador indiciar você, você sabe que tem que mudar de posição. Enquanto não houver indiciamento você continua como ministro”, disse Lula em entrevista ao portal UOL. “Se for aceito (o indiciamento), vai ser afastado”, emendou.