Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Lula lamenta morte de Sebastião Salgado: “Um dos maiores fotógrafos“

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, nesta sexta-feira (23), a morte do fotógrafo Sebastião Salgado, de 81 anos. O chefe do Executivo estava reunido no Palácio do Planalto com o presidente de Angola, João Lourenço, quando recebeu a notícia.

“Diante da alegria de receber o João Lourenço aqui, a gente ficou sabendo de uma notícia muito triste porque eu até queria, numa homenagem, pedir um minuto de silêncio pela morte do companheiro Sebastião Salgado, certamente se não o maior, um dos maiores e melhores fotógrafos que o mundo já produziu”, disse Lula em declaração à imprensa ao lado líder africano.

Após o fim do encontro no Planalto, o presidente divulgou à imprensa uma nota oficial comentando a perda. Confira a íntegra a seguir:

“Me sinto profundamente triste com o falecimento de Sebastião Salgado, ocorrido na manhã desta sexta-feira. Seu inconformismo com o fato de o mundo ser tão desigual e seu talento obstinado em retratar a realidade dos oprimidos serviu, sempre, como um alerta para a consciência de toda a humanidade.

Salgado não usava apenas seus olhos e sua máquina para retratar as pessoas: usava também a plenitude de sua alma e de seu coração.

Por isso mesmo, sua obra continuará sendo um clamor pela solidariedade. E o lembrete de que somos todos iguais em nossa diversidade. Aos seus amigos e familiares, deixo meu forte abraço.”

Nas redes sociais, Lula compartilhou uma imagem em que aparece ao lado do fotógrafo.

Legado

A morte do fotógrafo, que em Paris, na França, foi confirmada mais cedo pelo Instituto Terra, fundado por ele e sua esposa, Lélia Wanick. A causa da morte não foi divulgada.

Nascido em 1944 em Minas Gerais, o fotógrafo deixa dois filhos. Salgado iniciou sua carreira em 1973 e visitou mais de 100 países para desenvolver projetos de fotografia.

Em 2014, o documentário “O Sal da Terra”, codirigido pelo cineasta alemão Wim Wenders e por Juliano Ribeiro Salgado, filho de Sebastião, foi premiado em Cannes e indicado ao Oscar de Melhor Documentário.

“Amazônia me impactou profundamente”

Salgado falou com a CNN em 2022 sobre uma de suas mostras na cidade de São Paulo. A exposição “Amazônia” estava em cartaz na capital paulista após passar por ParisLondres e Roma.

O evento continha 194 fotografias e uma verdadeira experiência de imersão na floresta amazônica brasileira e todo o seu povo.

Salgado contou que ele e sua esposa – que idealizou e montou a exposição, baseada no livro do fotógrafo “Amazônia”, lançado em 2021 -, se inspiraram nos sete anos que passaram fotografando as florestas, os rios, as montanhas e os indígenas dessa região, que cobre o Norte do Brasil e se estende a mais oito países sul-americanos, ocupando um terço do continente.

“A Amazônia me impactou profundamente. É um privilégio. É um espaço com mais de 180 culturas e línguas diferentes. Sem dúvida o espaço amazônico possui a maior concentração cultural do planeta”, disse o fotógrafo na ocasião.

Veja fotografias de Sebastião Salgado

(Com informações de Isabella Galvão e Rafael Saldanha, da CNN, em São Paulo)



Source link

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H