O Museu de Arte de São Paulo (Masp) está sendo investigado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) pela venda de cerca de 20 cavaletes originais da artista Lina Bo Bardi, feita ao longo dos últimos três anos. O órgão federal, que tombou o museu e suas peças, afirma não ter sido comunicado sobre as transações.
A venda iniciou-se em 2022, como plano de levantar fundos diante das restrições impostas pela pandemia. Os 20 cavaletes originais, do período entre 1968 e 1996, foram oferecidos pelo valor de R$ 75 mil cada. Outros cinco ainda estão à venda pelo mesmo valor na própria loja do museu.



Lina Bo Bardi foi uma arquiteta modernista responsável pelo projeto do Museu de Arte de São Paulo (Masp)
Reprodução/Wikimedia Commons

Foi solicitada uma réplica dos cavaletes de Bo Bardi que preservasse esteticamente o conceito da arquiteta
Reprodução/Metro Arquitetos

Os cavaletes originais, segundo responsáveis pela curadoria do museu, já não estavam em condições de serem expostos

Masp, em São Paulo, visto a partir do Parque Trianon
William Cardoso/Metrópoles
Segundo o Masp, as peças já não estavam adequadas para serem exibidas segundos “padrões museológicos atuais”, quebrando com facilidade. Por conta disso, a administração do espaço solicitou réplicas modernizadas em 2015 que “respeitassem a concepção original de Bo Bardi”. Os cavaletes originais foram então oferecidos a patronos do museu e, em seguida, ao público geral.
Em nota ao Metrópoles, o Iphan afirma que não foi comunicado sobre essas transações e defende que todo o patrimônio do museu é tombado em nível federal, fato que não necessariamente impede a comercialização das peças. “Ressalta-se que, em regra, a comercialização de acervos tombados privados não é proibida, já que o tombamento não incide sobre o direito de propriedade dos bens. Contudo, reitera-se que tal venda deve ser comunicada ao Iphan”. O órgão declara ainda que abriu um processo administrativo no dia 5 de junho para apurar em que situação se encontra atualmente as peças tombadas.
A administração do museu, porém, entende que o tombamento não é específico a cada peça e sim ao conjunto expositivo de Lina Bo Bardi como um conceito geral. Por isso, mesmo que sejam réplicas dos originais que retornam ao museu, a preservação ainda assim está mantida.
“O parecer do Iphan ressalta o valor das peças enquanto expressão de um conceito, e não como bens tombados de maneira individual e autônoma. Tal entendimento foi ratificado pelo museu”. O Masp diz ainda que a venda dos cavaletes respeita os marcos legais de preservação do patrimônio e reafirma o compromisso com a trasnparência administrativa e a valorização do legado de Bo Bardi, “conciliando preservação histórica com práticas museológicas atuais”.