O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, se encontrou com o chanceler da Rússia, Sergey Lavrov, neste domingo (27/4), no Rio de Janeiro. A conversa teve como tema a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Moscou, capital da Rússia, em maio.
O Rio de Janeiro recebe entre 28 e 29 de abril, no Palácio do Itamaraty, a reunião de chanceleres do Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além dos novos membros Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.
Leia também
-
Mundo
Rússia reage à ameaça de Trump sobre taxar países dos Brics em 100%
-
Mundo
Indonésia agradece ao Brasil e à Rússia por ingressar no Brics
-
Mundo
Rússia responde ameaça de Trump ao Brics: “Erosão do dólar”
-
Mundo
Em sigilo, Maduro chega na Rússia para cúpula dos Brics
Mauro Vieira e Sergey Lavrov também trataram de questões globais e bilaterais. Segundo o Itamaraty, o comércio entre os dois países atingiu US$ 12,4 bilhões em 2024, um aumento de 9% em comparação com o ano anterior.
Lula viaja para Moscou em 8 de maio, para participar do 80º aniversário do Dia da Vitória, celebrado em 9 de maio. A data refere-se ao fim da Segunda Guerra Mundial, após as tropas dos exércitos aliados cercarem Berlim, capital da Alemanha, o que culminou com o cessar das operações militares alemãs.