Aclamado pela crítica e pelo público, o filme McFarland dos EUA acompanha uma jornada de superação de sete adolescentes que buscam se tornar os melhores corredores do país com a ajuda de um novo treinador. Lançado em 2015, o filme teve forte inspiração na história real do treinador Jim White.
Na trama, acompanhamos a vida de White, um treinador que se muda para a cidade de McFarland, na Califórnia, após perder o emprego. Lá ele recebe a oportunidade treinar uma equipe de meninos para transformá-los em campeões de corrida (cross-country). O filme discute temas de superação além de falar sobre a dificuldade de implementação de programas esportivos nas escolas.




Cena do filme McFarland dos EUA
Divulgação
Cena do filme McFarland dos EUA
Divulgação
Cena do filme McFarland dos EUA
Divulgação
Jim White (Kevin Costner) e Cheryl White (Maria Bello) no filme
McFarland dos EUA
Divulgação
História real
Jim foi o responsável por criar o time de cross-country na cidade. Em entrevista à Running Magazine, do Canadá, o treinador contou que primeiramente foi oferecido à ele um emprego de técnico de futebol americano e, mesmo tendo ocupado o cargo por um ano, ele não gostava de ser treinador do esporte.
“Não treino para evitar derrotas, treino para ganhar. Eu queria cross-country e me disseram que não haveria um time”, revelou ele. Foi então que o treinador batalhou para criar o programa e em 1980 deu início ao projeto, com 16 crianças.
Sobre ter inspirado o filme, Jim garantiu que tudo foi uma jornada positiva. “Foi uma experiência incrível de ter pessoas interpretando eu e minha esposa”, destacou. No longa, os dois foram vividos pelos atores Kevin Costner e Maria Bello.
Leia também
-
Cinema
Oscar terá categoria inédita na premiação de 2027. Saiba qual
-
Cinema
Fãs pedem escalação de Fernanda Torres em novo filme de Jogos Vorazes
-
Cinema
Festival de Cannes anuncia indicados com filme brasileiro; confira
-
Cinema
China pode banir produções de Hollywood após tarifaço de Trump
Mudanças no filme
Apesar de contar a história do famoso treinador, a produção contou com algumas mudanças. Entretanto, o treinador Jim White revelou de que não se incomodou com elas.
“Não é um documentário. É baseado em uma história real, mas nem tudo é muito factual, mas ainda assim é um filme agradável. Eu não fiz algumas das coisas que me mandaram fazer lá, mas tudo bem, isso é Hollywood. Desenvolvemos um programa. Eu fiz assim? Não, mas está tudo bem no filme. Ficou bom”, pontuou ele em entrevista ao PrepCalTrack.com.
Sucesso de crítica e audiência
Dirigido por Niki Caro e produzido por Walt Disney Pictures, o filme foi lançado em 20 de fevereiro de 2015. A produção foi muito bem recebida pela crítica e conquistou 80% de aprovação no site Rotten Tomatoes, que agrega críticas de cinema e televisão. Já o público, teve uma avaliação ainda maior com 88%.
No Brasil, a produção está disponível no Disney Plus. O filme será exibido nesta segunda-feira (14/4), na Sessão da Tarde, a partir das 15h25 (horário de Brasília).