Quer fazer parceria comigo? Agende uma ligação

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

MDB ficará com relatoria do Orçamento de 2026, ano de eleição

A bancada do MDB na Câmara dos Deputados acertou com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que o partido ficará com a relatoria do Orçamento da União de 2026, ano importante por ter eleições gerais no Brasil.

Segundo caciques do MDB, Motta já conversou com líder da bancada, Isnaldo Bulhões (AL), e garantiu o acerto. Pelo acordo, o União Brasil, que também mirava a relatoria, deve ficar com a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

3 imagens

O presidente da Câmara, Hugo Motta

Motta avisou que não é um "presidente frouxo"
1 de 3

Isnaldo Bulhões, líder do MDB

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

2 de 3

O presidente da Câmara, Hugo Motta

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

3 de 3

Motta avisou que não é um “presidente frouxo”

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Assim como o MDB, o União tinha a relatoria do Orçamento como prioridade, mas terá de ficar com a segunda opção mais cobiçada da Câmara. Motta também já fez este acerto com o líder da legenda, deputado Pedro Lucas (MA).

A principal resistência para o martelo ser batido em relação é o PL, partido de Jair Bolsonaro. O atual líder da sigla, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), diz que o antigo líder, Altineu Côrtes (PL-RJ), não reconhece o acordo que daria a CCJ ao União.

O PL, por ser o maior partido da Câmara hoje, teria direito a primeira e segunda pedidas. Entretanto, o ex-presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), teria fechado um acordo sobre as principais comissões para eleição de Hugo Motta.

Favorito no MDB

Ainda não há um nome definido no MDB para a relatoria de Orçamento. O deputado Acácio Favacho (MDB-AP) tem colocado seu nome, mas enfrenta a resistência do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Os dois são adversários no Amapá.

A escolha não é urgente, entretanto. A Comissão Mista de Orçamento (CMO), onde o relator atua, ainda precisa deliberar sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, cuja votação está prevista para esta semana no Congresso.

A expectativa das lideranças da Câmara é de que Hugo Motta decida sobre o comando das comissões temáticas da Casa até a quinta-feira (13/3). Assim, os colegiados poderão eleger seus presidentes a partir da próxima semana.

Desde o início da semana, Motta tem tido conversas com os líderes sobre o assunto. Nesta terça-feira (11/3), por exemplo, o presidente da Câmara deve se reunir com o atual líder do PL para definir as comissões do partido.

Link da fonte

Compartilhar artigo:

Edit Template
© 2025 Criado com complementos Radar news 24H