A medalhista paralímpica Marta Francés, de 29 anos, anunciou sua aposentadoria do triatlo. O motivo da decisão, segundo a espanhola, foi o bullying e o assédio sofrido ao longo dos últimos anos. Através das suas redes sociais, Marta compartilhou sua decisão de encerrar a carreira.


Marta Frances anunciou aposentadoria por conta do bullying e assédio sofridos
Tasos Katopodis/Getty Images
Ela conquistou a medalha de prata nas Paralimpíadas de Paris
Sam Mellish/Getty Images
A escolha da espanhol foi divulgada na última sexta-feira (16/5). Marta destacou que ao longo dos seis anos que praticou o paratriatlo sofreu uma série de discriminações, mas que se manteve firma para realizar o sonho de disputar as Paralimpíadas de Paris.
“Aguentei até aqui para que ninguém roubasse o meu sonho olímpico de Paris”, diz um trecho da publicação.
“Obrigada também a todos vocês que tornaram minha vida num inferno com o bullying incessante durante 6 anos. Alguns podem pensar que é atirar a toalha ao chão. Bem, não é, é vencer a guerra”, complementa o vídeo compartilhado.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Marta Frances Gomez (@martafrancesgomez)
“Eu só tinha um sonho: ser atleta olímpica e ganhar uma medalha, mas acima de tudo, ser feliz. Não só realizei esse sonho, como também tenho uma força interior que sei que ninguém teria em meu lugar. Obrigada a todos os que magoaram tanto, porque graças a vocês eu extravasei a raiva para vencer, para levar para casa a prata olímpica e o ouro mundial. E isso vai morrer comigo!”, completou.
Marta foi medalha de prata nas Paralímpiadas de Paris 2024. Além do pódio olímpico, ela também conquistou a medalha de ouro no Mundial da modalidade. Ela receberá uma homenagem no dia 31 de maio e não descarta tomar medidas legais contra os autores das ofensas.
Marta Frances disputava a categoria PTS4, para pessoas com falta de coordenação motora de baixo grau em um dos lados do corpo, de alto grau em um dos braços ou que possui ausência de membros.